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Gestão da qualidade em bibliotecas escolares
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ARTIGO_GESTÃO DA QUALIDADE EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: UM EST......

Palavras-chave

Bibliotecas escolares
Gestão da qualidade
Melhoria contínua

Como Citar

MELLO, Josiane. Gestão da qualidade em bibliotecas escolares: um estudo de caso em uma biblioteca escolar na cidade de Ponta Grossa - PR. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 111–137, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1655. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1655. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão a respeito da gestão da qualidade em bibliotecas escolares. Apresenta um estudo realizado em uma biblioteca escolar na cidade de Ponta Grossa – PR, com o objetivo geral de analisar as ações da gestão da qualidade existentes nesse ambiente, visando à melhoria contínua. Para alcance deste objetivo, utilizaram-se as ferramentas da qualidade: Diagrama causa – efeito e Plano de ação 5W2H. Para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas com o quadro funcional da biblioteca, utilizou-se documentos administrativos e observação direta do ambiente estudado. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa caracteriza-se do ponto de vista de: sua natureza como aplicada; da abordagem do problema qualitativa; dos objetivos como exploratória e descritiva e dos procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Como resultados constataram-se, que a biblioteca estudada já desenvolvia algumas ações da gestão da qualidade isoladamente, porém faz-se necessário uma ação de melhoria no que refere-se ao baixo índice de utilização dos serviços ofertados bem como uma otimização no que refere-se ao gerenciamento da biblioteca. Por fim, desenvolveu-se um plano de ação de melhorias, conforme a ferramenta da qualidade 5W2H, a fim de tornar a biblioteca uma unidade agregadora de valor.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1655
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