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Usuário da informação como produção científica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil
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Palavras-chave

Usuário da informação
Histórico dos estudos de usuário
Usuário no curriculo de biblioteconomia

Como Citar

NASCIMENTO, Maria de Jesus. Usuário da informação como produção científica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 41–71, 2011. DOI: 10.20396/rdbci.v8i2.1933. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1933. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Descreve a origem, histórico e desenvolvimento dos estudos de usuários, particularmente no Brasil na década de 1970, e a disciplina no currículo de biblioteconomia desde 1980. Levanta a literatura em algumas fontes secundárias nacionais e analisa os conteúdos dos planos de ensino ministrados em universidades brasileiras entre 2005 e 2009 com o objetivo de identificar as metodologias de estudos de usuários.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v8i2.1933
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