Banner Portal
Marketing para promoção de produtos e serviços de informação
PDF

Palavras-chave

Marketing
Biblioteca
Serviços de Informação

Como Citar

BAPTISTA, Sofia Galvão; COSTA, Maíra Murrieta; NETA, Maria Altair Vilanova Viana. Marketing para promoção de produtos e serviços de informação: estudo de caso da Biblioteca da Presidência da República. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 83–104, 2009. DOI: 10.20396/rdbci.v6i2.1992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1992. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A aplicação da teoria de marketing como recurso gerencial para bibliotecas e serviços de informação é demonstrada por meio do caso da Biblioteca da Presidência da Republica, com o intuito de confirmar a validade da aplicação dos conceitos de marketing para a área social. Os serviços prestados pela biblioteca foram avaliados para observar o uso das atividades de promoção, relações públicas, merchandising, propaganda, incentivos, atmosfera e outras técnicas de marketing. Foi verificado que a biblioteca planejou e utilizou várias técnicas de promoção: atmosfera, divulgação dos serviços, relações públicas com projetos destinados a um determinado público, para promover seu relacionamento com o usuário da biblioteca.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v6i2.1992
PDF

Referências

AMARAL, S. A. Marketing e gerência de biblioteca. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.18, n.2, p.311-317, 1990.

AMARAL, S. A. What libraryy manager’s know about marketing: a study of Brazilian geoscience and mineral technology libraries. Information Development, Londres, v.8, n.2, p.90-94, 1992a.

AMARAL, S. A. Do marketing á auditoria em serviços de informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.25, n.3/4, p.18-28, 1992b.

AMARAL, S. A. Atividades de marketing na promoção de serviços de informação: pesquisa sobre o SONAR-INIS e o SERVIR-INIS do CIN/CNEN. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 75-96, 2001.

AMARAL, S. A. Marketing da informação na Internet: ações de promoção. Campo Grande: UNIDERP, 2004. 330 p.

ANDREASEN, A. R. O avanço de marketing para bibliotecas. In: SILVEIRA, A. (Org.).Marketing em bibliotecas e serviços de informação: textos selecionados. Brasília: IBICT, 1987, p. 37-64.

BAPTISTA, S. G. A contribuição da estratégia do método de marketing para solucionar problemas de baixo índice de acervo de freqüência em bibliotecas: estudo de caso. 1985. 103 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Biblioteconomia, Universidade de Brasília, Brasília, 1985.

BAPTISTA, S. G. Aplicação de marketing em bibliotecas e serviços de informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.16, n.1, p.95-111, jan./jun.1988.

BAX, M. P. As bibliotecas na web e vice-versa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.5-20, jan./jun. 1998.

BRASIL. Presidência da República. Coordenação Geral de Documentação e Informação. Coodenação de Biblioteca. Biblioteca da Presidência da República: relatório de gestão 2005. Brasília, 2006. 22 p., il. color.

CHURCHILL JR., Gilbert A. PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2003.

CORRALL, S. Strategic planning for library and information services. London: ASLIB, 1994. 50 p.

CRONIN, B. From paradigm to pratice: the logic of promotion. Aslib Proceedings, v.33, n. 10, p.3382-392, oct. 1981.

COSTA, M. M. O Site da Biblioteca central da Universidade de Brasília como instrumento promocional: sua concepção. 2001. 58 f. Monografia. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, 2001.

FIGUEIREDO, N. Novas tecnologias: impacto sobre a formação de coleções. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.2, p.245-254, jul./dez. 1996.

FORREST, C. Segmenting the library marketing, reaching out the user community by reaching across the organizations. Georgia Library Quartely, v. 42, p.4-7, 2005.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978, 430 p

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725 p.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999. 305 p.

LIMA, A.B.A. Estudo de usuários de bibliotecas: aproximação crítica. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.3, p.173-185, 1992.

MANZO, J. M. Fundamentos de marketing. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 41.

VIEIRA, B. L. A.; NIQUE, W. M. Comércio eletrônico via internet: entendendo a internet como canal de compra. In: ENANPAD, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Anpad, 1999. Disponível em http://www.anpad.org.br/evento.php?acao=trabalho&cod_edicao_subsecao=52&cod_evento_edicao=3&cod_edicao_trabalho=3361 Acesso em: 20/09/2007.

SILVEIRA, A. Marketing em sistema de informação: visão geral. Ciência da Informação, Brasília, v. 15, n. 1, p.45-52, 1986.

SILVEIRA, A. Marketing em bibliotecas universitárias: levantamento bibliográfico seletivo e anotado - 1970/1984. Cadernos do CED, Florianópolis, v. 4, n. 10, p.132-142, 1987.

VASSOS, T. Marketing estratégico na internet. São Paulo: Makron Books, 1997. 303p.

VIANA NETA, M. A. V. A utilização das técnicas de promoção de marketing em unidades de informação: o caso da Biblioteca da Presidência da República. 2006. 49 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Sofia Galvão Baptista, Maíra Murrieta Costa, Maria Altair Vilanova Viana Neta

Downloads

Não há dados estatísticos.