Banner Portal
Competitive intelligence: literature review
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Competitive intelligence
Science information.

How to Cite

MENEZES, Estera Muskat. Competitive intelligence: literature review. RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 103–130, 2005. DOI: 10.20396/rdbci.v3i1.2056. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2056. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Literature review on competitive intelligence, searched in the Library & Information Science Abstracts (LISA), since 1969 to 2004, giving emphasis to national Journals on Science Information and as major foreign publication, the Business Information Review, complemented with relevant but not indexed publications in LISA. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v3i1.2056
PDF (Português (Brasil))

References

ABREU, Aline França de; FRANÇA, Thamara da Costa Vianna; SINZATO, Carmen Isabel Pereira. Acesso à informação: promovendo competitividade em P&D com o uso da tecnologia de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 322-332, set./dez. 1999.

ARAUJO JUNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patrícia Marie Jeanne. Inteligência em marketing: o marketing de permissão como ferramenta para a fidelização de clientes. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 527-544, 1999/2000. Edição especial.

BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião: um problema gerencial. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 545-550, 1999/2000. Edição especial.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Inteligência Empresarial: uma avaliação de fontes de informação sobre o ambiente organizacional externo. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, dez. 2002. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 de março de 2003.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Políticas de monitoramento da informação por compressão e semântica dos seus estoques. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, abr. 2003. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 15 dez. 2003.

BATTAGLIA, Maria da Glória Botelho.A inteligência competitiva modelando o sistema de informação de clientes: Finep. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, p.200-214, maio/ago.1999 .

CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde; ARAÚJO, Nadja Macêdo de. As tecnologias de informação como instrumento de viabilização da gestão do conhecimento através da montagem de mapas cognitivos. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, set./dez. 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br>. Acesso em: 19 nov. 2004.

CANONGIA, Claudia; LAMB, Celina; CARVALHO, Cátia Silene de P.; SILVA, Valdenis Souza e. Convergência da inteligência competitiva com construção de visão de futuro: proposta metodológica de Sistema de Informação Estratégica (SIE). DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jun. 2001. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2003.

__________________; PEREIRA, Maria de Nazaré F.; MENDES, Cristina d'Urso de Souza; ANTUNES, Adelaide. Mapeamento de inteligência competitiva (IC) e de gestão do conhecimento (GC) no setor saúde. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1 sem. 2004. Edição especial. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/>. Acesso em: 14 nov. 2004.

CARVALHO, Kátia de. Disseminação da informação e informação de inteligência organizacional. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jun. 2001. Disponível em:<http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 de março de 2003.

COELHO, Gilda Massari; DOU, Henri. Inteligência competitiva e a formação de recursos humanos no Brasil. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24,n. 4, p. 455-472, 1999/2000. Edição especial.

COMBS, Richard E.; MOORHEAD, Jonh D. The competitive intelligence handbook. Chicago: Scarecrow Press, 1993.

COSTA, Marília Damiani; SILVA, Iranise Alves da. Inteligência competitiva: uma abordagem sobre a coleta de informações publicadas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 9, n.1, p. 11-28, 1999.

CUBILLO, Julio. La inteligencia empresarial en las pequenãs y medianas empresas competitivas de América Latina: algunas reflexiones. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, p. 260-267, set./dez.1997.

FREEMAN, Olívia. Competitor intelligence: information or intelligence? Business Information

Review, London, v. 16, n. 2, p. 71-76, June,1999.

HOFFMANN, Wanda A. M.; GREGOLIM, José A. R.; OPRIME, Pedro C. A contribuição da inteligência competitiva para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais: caso Jaú-SP. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1 sem. 2004. Edição especial. Disponível em: < http://www.encontros-bibli.ufsc.br/>. Acesso em: 14 nov. 2004.

JACOBIAK, François. Pratique de la veille technologique. Paris: Éditions d'Organisation, 1996.

JAMIL, George Leal. Aspectos do ambiente gerencial e seus impactos no uso dos sistemas de inteligência competitiva para processos decisórios. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 261-274, jul./dez. 2001.

KAHANER, Larry. Competitive intelligence. New York : Simon & Schuster, 1996.

MARCO, Sueli Aparecida. Inteligência competitiva: definições e contextualização. Transinformação, Campinas, v. 11, n. 2, p. 95-102, maio/ago.1999.

MARTINET, Bruno; MARTI, Yves-Michel. L'intelligence économique: les yeux et les oreilles de l'entreprise. Paris: Les Éditions de l'Organisation, 1995.

MAURY, Patrick. Inteligência competitiva e decisão empresarial. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 2, p.138-141, maio/ago. 1993.

MILANI JUNIOR, Angelo. Base conceitual para implantação de um sistema de inteligência competitiva na BRASPETRO. Transinformação, Campinas, v. 11, n. 2, p.79-93, maio/ago.1999.

MIQUELINO, Fernando L. C.; SANTOS, Raimundo N. M.; PADOVANI, Reginaldo C. A inteligência competitiva aplicada à comunicação e à arquitetura da marca de uma organização. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1 sem. 2004. Edição especial. < http://www.encontros-bibli.ufsc.br/>. Acesso em: 14 nov. 2004.

MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. Fonte de informação estratégica e não estratégica: Costumer Relationship Management. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jun. 2001. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2003.

___________________________________. O uso da informação na formulação de ações estratégicas pelas empresas. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 286-292, set./dez. 1999.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, jan./abr. 2000.

____________________________. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n. 2, p. 35-46, 2001.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Inteligência organizacional no contexto da sociedade da informação. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 509-526, 1999/2000. Edição especial.

NAISBITT, John; ABURDENE, Patrícia. Re-inventing the corporation. New York: Warner Books, 1985.

PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

POZZEBON, Marlei; FREITAS, Henrique M. R. de; PETRINI, Maira. Pela integração da inteligência competitiva nos Enterprise Information Systems (EIS). Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, set./dez. 1997. Disponível em: < http:// www.ibict.com.br/cionline>. Acesso em: 25 abr. 2003.

PRAHALAD, C. K.; KRISHNAM, M.S. The new meaningof quality in the information age. Harvard Business Review, v. 77, n. 5, p. 109-118, Sept.1999.

ROBREDO, Jaime. Planejamento e gerência de sistemas de informação sob o ângulo da gestão por processos. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 551-558, 1999/2000. Edição especial.

ROEDEL, Daniel. Inteligência competitiva na cadeia têxtil. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p.559-564, 1999/2000. Especial.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; Beraquet, Vera Silva Marão. Informação estratégica e empresa: o discurso à prova dos fatos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jun. 2001. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2003.

_____________________________. Métodos e ferramentas para gestão de inteligência e do conhecimento. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 205-215, jul./dez.2000.

_____________________________. Processos, métodos e ferramentas de inteligência competitiva: características, aplicabilidade e limitações. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p.493-508, 1999/2000. Especial.

SILVA, Eduardo Orozco. La inteligencia organizacional en la industria biofarmacéutica. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 1, p. 59-66, jan./abr.1999.

SILVA, Helena Pereira das. Inteligência competitiva na Internet: um processo otimizado por agentes inteligentes. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 115-134, jan./abr. 2003.

SILVA, José Carlos Teixeira da. Dimensões de competitividade para a empresa brasileira: informação e conhecimento, qualidade, tecnologia e meio ambiente. Transinformação, Campinas, v. 13, n. 2, p. 81-92, jul./dez.2001.

SILVA, Sérgio Luis da. Informação e competitividade: a contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 142-151, maio/ago.2002.

SILVEIRA, Henrique Flávio Rodrigues da. Motivações e fatores de sucesso para o planejamento de sistemas interorganizacionais na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 2, p. 107-124, maio/ago. 2003.

SIMMONS, David. Competitor intelligence-can you manage without it? Business Information Review, London, v. 14,n. 4, p. 173-177, Dec.1997.

STOLLENWERK, Maria de Fátima. Implantação de sistemas de inteligência competitiva: abordagem corporativa. R. Bibliotecon. Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 473-492, 1999/2000. Edição especial.

TARAPANOFF, Kira. Inteligência social e inteligência competitiva. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1 sem. 2004. Disponível em: < http://www.encontros-bibli.ufsc.br/>. Acesso em: 14 nov. 2004.

__________________; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patricia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília,v. 29, n. 3, p. 91-100, set./dez.2000.

TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Ed. da UnB, 2001.

TOMIMORI, Sonia Maria Akiko Wada. A inteligência competitiva e a área de informação tecnológica no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 1, p. 89-93, jan./abr.1999.

TUDOR-SILOVIC, Neva. Inteligência como recurso social e empresarial. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 2, n.1, p.124-140, 1992.

TYSON, Kirk W.M. The complete guide to competitive intelligence: gathering, analyzing and using competitive intelligence. Chicago: Kirk Tyson International, 1998.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 4, ago. 2002. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2003.

__________________________; MOLINA, Letícia Gorri. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, 1 sem. 2004. Edição especial. Disponível em: < http://www.encontros-bibli.ufsc.br/>. Acesso em: 14 nov. 2004.

__________________________; WOIDA, Luana Maria. Cultura organizacional no processo de inteligência competitiva. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 4, ago. 2004. Disponível em:< http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2003.

VIEIRA, Anna da Soledade. Monitoração da competitividade científica e tecnológica dos estados brasileiros: um instrumento de macropolítica de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, p. 174-189, maio/ago.1999.

WANDERLEY, Ana Valéria Medeiros. Um instrumento de macropolítica de informação: concepção de um sistema de inteligência de negócios para gestão de investimentos em engenharia. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, p. 190-199, maio/ago.1999.

WEST, Chris. Competitive intelligence in Europe. Business Information Review, London, v. 16, n. 3, p. 143-150, Sept.1999.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Estera Muskat Menezes

Downloads

Download data is not yet available.