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Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Keywords

Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação

How to Cite

GODINHO, Natalia Bermudez; GONÇALVES, Renata Braz; ALMEIDA, Alex Serrano de. Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 437–454, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i2.8635591. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.

Abstract
This paper presents results of a more extensive study that sought to evaluate how the informational searches occur in academic research by Instituto de Ciências Humanas e da Informação by Universidade Federal do Rio Grande focusing on the concept of information literacy. This text focuses on the digital literacy, which is considered an important element and is interrelated with the information literacy. The study covered a sample of 85 students and the methodology had a quantitative and qualitative approach. Among the youngers who answered the questionnaire, 34 consider they have good performance using a computer and 28 using the internet, between the age group above 30 years, nine considered having a reasonable performance in computer use and 12 believe they have a good performance using the internet. A significant portion of the students considers yourself good accessing the internet. It was noticed exclusion feelings in some students investigated. Most students believe that knowing how to use the computer and internet will influence in their research. Most reported having difficulty or ignorance in the use of reference managers, databases, and application programs, however, they said had no difficulty in using e- mail , social networking and library catalogs. The difficulties presented by the students suggest the need for promotion of digital and information literacy, preferably by working with the integration of these concepts.

Keywords
Information literacy. Information and communication technology. Higher education. Digital literacy.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.8635591
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