Banner Portal
Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de gestão do conhecimento
PDF
PDF (English)
VÍDEO

Arquivos suplementares

ÁUDIO

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias
Gestão do Conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação

Como Citar

BEM, Roberta Moraes de; ROSSI, Tatiana. Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de gestão do conhecimento: uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8665270. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8665270. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Apresenta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação. Além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusões: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8665270
PDF
PDF (English)
VÍDEO

Referências

ACOORSI, Fábio Luís. A gestão do conhecimento integrada à tecnologia: connecting ba: uma forma de apoiar o trabalho colaborativo na criação do conhecimento organizacional. Porto Alegre: Sulina, 2014.

BEM, Roberta Moraes de. Framework de Gestão do Conhecimento para bibliotecas universitárias. 2015. 344p. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PEGC0364-T.pdf. Acesso em: 26 jan. 2020.

BEM, Roberta Moraes de. Framework de Gestão do Conhecimento para Bibliotecas Universitárias (GC@BU ): implementação na Biblioteca Universitária da UFSC. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://gestaodoconhecimentobu.paginas.ufsc.br/files/2015/11/material-did%C3%A1tico-implementa%C3%A7%C3%A3o-BU.pdf Acesso em: 08 abr. 2021

BETTIOL, Marco.; Di MARIA, Eleonora.; MICELLI, Stefano. Industry 4.0 and knowledge management: an introduction. In: BETTIOL, M.; Di MARIA, E.; MICELLI, S. Knowledge Management an Industry 4.0: new paradigms for value creation. Springer: [s. l.], 2020. Disponível em : https://doi.org/10.1007/978-3-030-43589-9_1.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in theory and practice. 2 nd. MIT Press: Cambridge, 2011.

GARCIA-ALVAREZ, María Teresa. El rol de las tecnologías de la información y comunicación en la gestión del conocimiento: un desafio estratégico en el nuevo contexto empresarial. Revista de Ciencias Sociales, Maracaibo, v. 19, n. 2, p. 322-333, abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28026992011. Acesso em: 31 mar. 2021.

MARIANO, Alex Fernando; CARREIRA, Marcio Luis. A relação da tecnologia da informação com a gestão do conhecimento: definindo os papéis para uma gestão estratégica. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos, v. 14, n. 20, p. 233-244, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/2284. Acesso em: 10 mar. 2021

ROSSETTI, Adroaldo Guimarães.; MORALES, Aran Bey Tcholakian. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 124/135, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1. Acesso em: 22 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Biblioteca Universitária. Disponível em: http://portal.bu.ufsc.br/. Acesso em: 05 abr. 2021a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Catálogo de serviços. Florianópolis, [2021]. Disponível em: https://servicosti.sistemas.ufsc.br/. Acesso em: 22 jan. 2021b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Gestão do Conhecimento: BU. Disponível em: https://gestaodoconhecimento.bu.ufsc.br/sobre-o-framework-gc/. Acesso em: 05 abr. 2021c.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Portaria nº 849, de 25 de maio de 2015. Florianópolis, 2015. Disponível em:

http://notes.ufsc.br/aplic/portaria.nsf/86f8060c3d460e4283257cc9005e1cf2?OpenForm&ParentUNID=23618B1C81BEF4DF83257E51006F7E39. Acesso em: 29 jun. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Roberta Moraes de Bem, Tatiana Rossi

Downloads

Não há dados estatísticos.