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As mudanças curriculares da Biblioteconomia brasileira e suas relações com a generificação da profissão bibliotecária
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Palavras-chave

Profissão bibliotecária
Estudosde gênero
Relações de gênero
Divisão sexual do trabalho
Currículo

Como Citar

PIRES, Hugo Avelar Cardoso; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. As mudanças curriculares da Biblioteconomia brasileira e suas relações com a generificação da profissão bibliotecária . RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8668097. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8668097. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Destaca como as relações de gênero se inserem na lógica do poder e se apoiam na produção de difusão de discursos para penetrar no cotidiano das pessoas e produzir indivíduos dóceis. Objetivo: Apresentar discussão teórica acerca de como as mudanças curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil – ora mais humanistas, ora mais técnicos – influenciaram no processo de feminização da profissão e de inserção da profissão no rol de profissões notadamente marcadas pela divisão sexual do trabalho. Método: revisão bibliográfica acerca do papel dos currículos enquanto disseminadores de discursos e de relações de poder e na generificação das profissões; percurso histórico dos currículos de Biblioteconomia no Brasil e sua inserção de discursos generificados na profissão bibliotecária. Resultados: Buscou-se evidenciar neste trabalho como o currículo foi utilizado como dispositivo para difusão de certos discursos em relação à profissão bibliotecária e como este colaborou para a feminização desta. Conclusão: Propõe-se que a profissão bibliotecária se tornou feminilizada ao longo do tempo e as mudanças de enfoque curricular colaboraram para tal movimento, onde a adoção de currículos mais técnicos colaborou na inserção da profissão no rol de profissões notadamente marcadas pela divisão sexual do trabalho. Aponta-se, finalmente, que, a partir dos anos 1980 uma tímida aproximação dos homens com a área também levou a uma mudança de enfoque curricular e no discurso em torno da profissão.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8668097
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