Banner Portal
Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais
profissionais da informação e serviços
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Palavras-chave

Co-criação de valor
Serviços informacionais
Profissionais da informação

Como Citar

SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8670520. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670520. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A co-criação de valor é fator relevante para o desenvolvimento de melhores serviços informacionais prestados por bibliotecas. Estes serviços carecem de reavaliações de processos que envolvem seus diversos participantes. A co-criação de valor oferece oportunidades para uma melhor integração entre prestador e utilizador dos serviços informacionais. Neste aspecto, questiona-se o como entender a participação dos participantes neste processo. Objetivo: Construir um quadro teórico de referência que permita a investigação acerca dos processos de co-criação de valor em serviços informacionais sob a perspectiva do provedor de serviços (biblioteca e seus profissionais). Justifica-se pela carência e insipiência no entendimento de como ocorre a co-criação de valor em bibliotecas, principalmente sobre os aspectos da prestação de serviços informacionais. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico, de natureza conceitual e analítica. Resultados: Por meio de revisões de literatura nacional e internacional foi possível delimitar o cenário do estudo, que resultou em uma estrutura de conexões, que possibilitou a construção do quadro de referência. Conclusão: Conclui-se que o quadro de referência possa contribuir para o avanço teórico e desenvolvimento de estudos que permitam a investigação dos processos/elementos de co-criação de valor dos usuários, e quiçá a construção de modelos e a gestão destes elementos. 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670520
PDF
PDF (English)
ÁUDIO
VÍDEO
PARECER A
PARECER B

Referências

ANNA, Jorge Santa. Trajetória histórica das bibliotecas e o desenvolvimento dos serviços bibliotecários: da guarda informacional ao acesso. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 138-155, 2015.

ALBINSSON, Pia A.; PERERA, B. Yasanthi; SAUTTER, Pookie Truly. DART scale development: diagnosing a firm’s readiness for strategic value co-creation. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 24, n. 1, p. 42-58, 2016.

BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: Empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011.

BECKER, Larissa Carine Braz; SANTOS, Cristiane Pizzuti dos; NAGEL, Mateus de Brito. A relação entre os elementos da co-criação, satisfação e confiança no contexto de serviços. REMmark – Revista brasileira de marketing. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 263-280, 2016.

FIDELIS, Joubert Roberto Ferreira; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. A competência informacional e sua influência na percepção de variáveis organizacionais estratégicas em IES privadas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 2, p. 27-39, 2012.

GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital Library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information tecnology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017

ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015.

MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAUJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007.

NASCIMENTO, Raimundo Benedito do; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARROS, Francisca Giovania Freire. Avaliação da qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação universitárias. Transinformação, v. 17, n. 3, p. 235-251, 2005.

OLIVEIRA, Eugenia; RODRIGUES, Elisvânia. Uma análise sobre a gestão e a aplicação de serviços de informação em bibliotecas escolares: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito CE. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 5-14, 2016.

PASSOS, Ketry Gorete Farias dos et al. Inovação em serviços de informação: uma análise bibliométrica da produção científica. Biblios, Brasília, n. 63, p. 28-43, 2016.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004a.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2017. E-book.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 1, 2006.

ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Damiani; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em Bibliotecas Universitárias Required competences to the librarians in information provision at university libraries. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, p. 111-123, 2014.

SERRAT, Olivier. Notions of Knowledge Management. In: Asian Development Bank. Knowledge solutions: tools, methods, and approaches to drive development forward and enhance its effects. Mandaluyong City, Philippines: Asian Development Bank, 2010

SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: 2014 IIAI 3rd International Conference on Advanced Applied Informatics. IEEE, p. 109-114, 2014.

VENKATESH, N.; KALPAVALLI, S. Building knowledge management-based Systems: Initiatives at research centre imarat. DESIDOC Journal of Library and Information Technology, v. 34, n. 4, 2014.

VICTORINO, Márcio de Carvalho; SCHIESSL, Marcelo. O papel do profissional da

Informação na automação de serviços de informação utilizando o método ágil Scrum. Informação& Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 24-44, 2018.

ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2019.

ZUCCARI, Patrícia; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, p. 61-71, 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Murilo Mauro Silveira, Gregório Varvakis

Downloads

Não há dados estatísticos.