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O Mapeamento da inclusão no acervo nas bibliotecas da universidade federal da Paraíba
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Palavras-chave

Inclusão
Biblioteca
Produção Científica
UFPB.

Como Citar

VIEIRA, Maria das Graças; SANTIAGO, Sandra Alves da Silva; SILVA, Simone Almeida da. O Mapeamento da inclusão no acervo nas bibliotecas da universidade federal da Paraíba. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 28–41, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1592. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1592. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo mapear a produção científica sobre o tema “inclusão” no acervo das bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com este fim opta por uma revisão bibliográfica do fenômeno, analisando-o a partir de uma perspectiva dialética, e, ainda realiza um levantamento de obras disponíveis no sistema de bibliotecas. Assim, por meio de dois sistemas de filtragens: por título e por assunto, construímos uma lista de obras organizadas em: livros, monografias, dissertações e teses. A partir desta lista montou-se um quadro demonstrativo do acervo sobre inclusão e passou-se a análise do mesmo, dentro da perspectiva qualitativa e quantitativa. Na análise quantitativa buscou-se correlacionar à quantidade de obras disponíveis na área e sua representação dentro do acervo geral das bibliotecas da UFPB, enquanto na análise qualitativa, elas foram categorizadas a partir da especificidade apresentada, pautada exclusivamente no que se anuncia no título ou em caso de dúvida, procedeu-se investigação do assunto tratado nas obras. Os resultados demonstraram que o acervo sobre inclusão na UFPB ainda é bastante incipiente, e que por se referirem a grupos ou áreas específicas são ainda mais escassos quando categorizados por área: social, educacional, digital, por exemplo. Ressalta-se, ainda, o fato do maior número de obras disponíveis se referirem à questão educacional e, mais especificamente às pessoas com deficiência, o que demonstra que se tem restringido as aquisições de títulos sobre inclusão a uma só área, deixando de considerar outros debates relativos à inclusão étnica, do idoso, na saúde etc.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v12i3.1592
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