Banner Portal
Informação científica e tecnológica: análise das publicações periódicas da ciência da informação
PORTUGUES
INGLES
XML

Palavras-chave

Informação científica. Informação tecnológica. Produção científica. Periódicos científicos. Comunicação científica.

Como Citar

VASCONCELOS, Mayara Cintya do Nascimento; FARIAS, Gabriela Belmont de. Informação científica e tecnológica: análise das publicações periódicas da ciência da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 238–259, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v16i1.8648584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648584. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa analisa os artigos publicados em periódicos científicos nacionais da área da Ciência da Informação, classificados com Qualis A1, tendo como parâmetro o termo “informação científica e tecnológica”. Apresenta conceitos acerca da informação científica e tecnológica e dos processos que envolvem seus usos, bem como a comunicação científica, fluxos informacionais e fontes de informação. A metodologia empregada consiste em estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, com utilização das técnicas da bibliometria para medição de índices e da análise de conteúdo de Bardin. Foram analisados trinta e seis artigos, enquanto do qualitativo foram vinte e um resumos. Os resultados mostram que o periódico que mais publicou sobre o termo pesquisado foi “Informação e Sociedade”, o ano com maior número de publicações foi 2016. A autoria múltipla foi uma tendência constatada nos artigos e as palavras-chave mais utilizadas foram: acesso livre, informação científica e tecnológica e preservação digital. Quanto ao conteúdo dos resumos foi possível identificá-los dentro de três categorias de análise, sendo elas: ciência da informação e processos que envolvem o uso da informação; produção, comunicação e avaliação da atividade científica e tecnológica; e desenvolvimento científico e tecnológico. Conclui-se que há uma tendência da literatura analisada em se voltar para o estudo da própria informação, de metodologias aplicadas em estudos e ainda de produtos e serviços da informação. Os resumos abordaram temas como repositório institucional, bibliometria, coautoria, gestão de revistas científicas e políticas de informação científica e tecnológica.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648584
PORTUGUES
INGLES
XML

Referências

AGUIAR, Afrânio Carvalho. Informação e atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial: tipologia proposta com base em análise funcional. Ciência da Informação, Brasília, 20(1): 7-15, jan./jun.1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/409. Acesso em: 29 ago. 2016.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan. /jun. 2006. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/revistaemquestao/article/view/3707. Acesso em: 3 nov. 2016.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2016.

FREIRE, Isa Maria. Barreiras na comunicação da informação tecnológica. Ciência da Informação, Brasília, 20(1): 51-54. jan./jun. 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/416/416. Acesso em: 8 set. 2016.

JANNUZZI, Celeste Aída. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: conceitos e terminologias. São Paulo: Alínea, 2002.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MOURA, Ana Maria Mielniczuk de; ROZADOS, Helen Beatriz Frota; CAREGNATO, Sônia Elisa. Interações entre ciência e tecnologia: análise da produção intelectual dos pesquisadores-inventores da primeira carta-patente da UFRGS. Encontros Biblio: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianpolis, n. 22, v. 2. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14702202. Acesso em: 15 de mar. de 2017

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científico e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo horizonte: Editora UFMG, 2000a, p. 21-34.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo horizonte: Editora UFMG, 2000b, p. 73-95.

ROUSSEL, Philip A.; SAAD, Kamal N.; BOHLIN, Nils. Pesquisa & desenvolvimento: como integrar P&D ao plano estratégico e operacional das empresas como fator de produtividade e competitividade. São Paulo: Makron Books, 1992.

SOUZA, Francisco das Chagas. Uso da informação na indústria como paradigma para o desenvolvimento econômico. Ciência da Informação, Brasília. 20(1); 34-36. jan./jun. 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/413. Acesso em:29 ago. 2016.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326. Acesso em: 3 nov. 2016.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O custo da informação tecnológica. São Paulo: Polis; APB, 1997.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.