Banner Portal
Tecnologias da web semântica para a recuperação da informação no wikidata
PORTUGUÊS
ENGLISH

Arquivos suplementares

Declaração de Originalidade de Artigo

Palavras-chave

Web semântica
Recuperação da informação
Linked data
Wikidata.

Como Citar

LUZ, Larissa Pavarini da; CONEGLIAN, Caio Saraiva; SANTAREM SEGUNDO, José Eduardo. Tecnologias da web semântica para a recuperação da informação no wikidata. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019003, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8651791. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8651791. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Recuperação da Informação é responsável pelo armazenamento e pela recuperação automática de informação, podendo estes documentos ser constituídos por textos, páginas Web, áudio, vídeo, imagens, gráficos e figuras. Técnicas de Recuperação de Informação ganharam importância com o crescimento da Web, pois a quantidade ilimitada de informação pode expressar as mais diversas formas e níveis de qualidade ao que se espera. Pensando nisso o presente trabalho estuda métodos e tecnologias capazes de recuperar essas informações, dando enfoque a buscar em bases de dados estruturadas chamadas Linked Data, mas especificamente no Wikidata, uma base de dados estruturada utilizando conceitos da Web Semântica, que reúne conhecimentos da Wikipédia. Buscando compreender como é feita essa recuperação da informação no projeto Wikidata, esta pesquisa tem como objetivo apresentar os meios que o Wikidata fornece para a RI e como eles usam os princípios da Web Semântica. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com embasamento para a pesquisa e aplicada, uma vez que testes foram feitos na base de dados do Wikidata. Como resultados, identificou-se características das diversas formas de acesso e de recuperação dos dados, traçando correlações existentes entre cada uma destas formas, com o arcabouço teórico da Web Semântica e da Recuperação da Informação. Concluiu-se que o Wikidata se coloca como uma base de dados sólida, com um grande volume de conteúdo que possui uma série de mecanismos de recuperação, capazes de atender às mais diversas aplicações existentes na Web, devido a estes mecanismos serem construídos com distintas tecnologias e configurações.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8651791
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 28-37, 2001.

DZIEKANIAK, G.,V., KIRINUS, J. B. Web Semântica. Semantic Web. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n.18, 2º sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n18p20 Acesso em: 31 jan. 2018.

SANTAREM SEGUNDO, J. E.; SOUZA, J. O.; CONEGLIAN, C. S. Web Semântica: introdução a recursos de visualização de dados em formatos gráficos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, João Pessoa, PB. 2015. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB: ANCIB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2780. Acesso em: 2 fev. 2018.

SANT’ANA, R. C. G. A importância do papel do profissional da ciência da informação nos processos de recuperação de conteúdos digitais estruturados. In: GUIMARÃES, José Augusto Chaves; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.). Ensino e pesquisa em biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. Marília: Cultura acadêmica, 2008. p. 145-154.

SILBERCHATZ, A., KORTH, H. F, SADARSHAN S. Sistema de banco de dados. 6° edição traduzida. Editora Elservier. 2012.

WIKIDATA QUERY API. Query construction. 2017. Disponível em: https://wdq.wmflabs.org/api_documentation.html. Acesso em: 27 jan. 2018

WIKIDATA. Wikidata: robôs. 2017b. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Bots/pt-br. Acesso em: 27 jan. 2018.

WIKIDATA. Wikidata: acesso aos dados. 2016. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Data_access/pt-br. Acesso em: 25 jan. 2018.

W3C. Web semântica. 2015. Disponível em: http://www.w3c.br/Padroes/WebSemantica. Acesso em: 31 jan. 2018.

W3C. SPARQL Query Language for RDF. 2008. Disponível em: https://www.w3.org/TR/rdf-sparql-query/ Acesso em: 31 jan. 2018

W3C. OWL: Web Ontology Language (OWL). 2012. Disponível em: https://www.w3.org/OWL/ Acesso em: 31 mar. 2017

W3C. Extensible Markup Language. 2015. Disponível em: https://www.w3.org/XML/. Acesso em: 30 jan. 2018.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.