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Cidades criativas e suas unidades de informação
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Palavras-chave

Arquitetura e urbanismo
Unidades de informação
Rede de informação
Disseminação da informação.

Como Citar

CATIVELLI, Adriana Stefani; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Cidades criativas e suas unidades de informação: uma nova rota para o distrito criativo de Florianópolis/SC. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019021, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8654792. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8654792. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As cidades criativas são regiões que concentram pessoas e lugares com um objetivo em comum: fazer dele um lugar melhor para se viver por meio de diferentes conexões e utilizando o melhor de cada indivíduo, a criatividade. Florianópolis, por ser uma ilha, onde não podem-se instalar indústrias devido à limitação de espaço, destaca-se no mundo do empreendedorismo e consolida-se como polo de inovação tecnológica. O Centro Sapiens ao tomar conhecimento de exemplos internacionais avista na região leste do centro de Florianópolis, a oportunidade de transformação da região. O perímetro possui diferentes tipos de instituição, dentre elas as unidades de informação. Neste contexto, tem-se como objetivo mapear as unidades de informação que estão localizadas no Distrito Criativo de Florianópolis e construir a Rota das Unidades de Informação. A justifica baseia-se na premissa de que para se construir um ambiente criativo é necessário entrar em contato com fontes informacionais que ligam o passado ao presente, assim como divulgar esses espaços. Para mapeamento e criação da rota foi utilizado o Google My Maps. A rota reuniu 16 unidades de informação, os acervos contêm obras raras, históricas, especializadas, literatura, entre outros; e 87,5% permitem consulta aos seus acervos. Acredita-se que o convite aos gestores das unidades de informação para integrar o grupo de parceiros do Centro Sapiens possibilitará que os mesmos conheçam o projeto e passem a se sentir incluídos como agentes de transformação do local. Além de conhecerem seus colegas e buscar a conexão entre as unidades por um bem comum.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8654792
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