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O treinamento e implementação da RDA
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Palavras-chave

Catalogação
AACR2
RDA
Treinamento

Como Citar

HOLANDA, Paulo Marcelo Carvalho; LOURENÇO, Cíntia de Azevedo. O treinamento e implementação da RDA: olhares e perspectivas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666140. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666140. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A RDA anuncia grandes mudanças no processo de catalogação e uma nova maneira de representar os recursos informacionais. O treinamento e a implementação da RDA em bibliotecas requerem grandes esforças dos catalogadores. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado. Objetivo: Apontar as principais ações de treinamentos para implementação da RDA desenvolvidos pelos países membros que participaram do seu desenvolvimento, pelas bibliotecas de outros países e identificar as principais preferências de programas, métodos e tópicos de conteúdo para treinamento da RDA pelos catalogadores da UFMG. Método: Utilizou-se a metodologia de objetivos exploratórios e descritivos e de aspectos quantitativos, a pesquisa bibliográfica, e também, como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Resultados: Apontam que o treinamento presencial é o método preferido pelos catalogadores e o conteúdo preferido para treinamento são as mudanças em relação à RDA e AACR2. Conclusão: Ressalta-se que o treinamento é uma etapa importante para a implementação da RDA e que a identificação de preferencias de treinamentos por parte das instituições é uma passo primordial para definir bem que instrumentos de treinamentos serão utilizados e introduzidos ao pessoal de suas comunidades de informação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666140
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