Banner Portal
Formação humanista
PDF
PDF (English)
VÍDEO

Arquivos suplementares

ÁUDIO

Palavras-chave

Leitura literária
Atuação profissional
Bibliotecário escolar
Práticas de leitura

Como Citar

SALA, Fabiana; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Formação humanista: o papel da leitura literária na atuação do bibliotecário escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8666294. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8666294. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A leitura literária é considerada uma das atividades mais pertinentes para o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a empatia, tida como essencial na realização das funções do bibliotecário escolar. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo objetiva discorrer sobre a maneira como a prática da leitura literária pode influenciar na atuação do bibliotecário escolar a partir da perspectiva apresentada pelo autor Carlos Ruiz Záfon no enredo de sua obra A Sombra do Vento. Método: Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como método científico o uso da pesquisa bibliográfica e do questionário como instrumento de coleta de dados. Resultado: Os resultados demonstram que os bibliotecários têm consciência da importância da leitura literária para a realização de suas atividades profissionais e para a construção de uma relação mais empática e humanista com os alunos, porém essa prática não costuma ser discutida com frequência nas pesquisas da área e incentivada nos cursos de graduação. Conclusão: Contudo, espera-se que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca da temática na área da Ciência da Informação e refletir sobre a influência da leitura literária para uma formação mais humanista e empática do bibliotecário escolar.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v19i00.8666294
PDF
PDF (English)
VÍDEO

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. Disponível em: https://ofaj.com.br/espacoofajs_conteudo.php?cod=12. Acesso em: 14 jan. 2021.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Guidelines for behavioral performance of reference and information service providers from the reference and user services association. Chicago: ALA, 2004. Disponível em: http://www.ala.org/rusa/resources/guidelines/guidelinesbehavioral. Acesso em: 06 jan. 2021.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades; Ouro sobre azul, 2004. p. 169-191.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a pratica. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2005.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO). Ministério do Trabalho. Bibliotecário: competências pessoais. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaParticipantes.jsf. Acesso em: 28 jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

INAZAWA, Fernandez Kenji; BAPTISTA, Sofia Galvão. Modelo conceitual de comunicação da informação para estudos de interação informacional baseado em competências conversacionais em serviço de referência. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, p. 169-184, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v17n1/a10v17n1.pdf. Acesso em: 09 jan. 2021.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. 2019. Disponível em https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em 16 jan. 2021.

KIDD, David Comer; CASTANO, Emanuele. Reading literary fiction improves theory of mind. Science, v. 342, n. 6156, oct. 2013.

ORNELLAS, Adriana da Silva. O bibliotecário de referência e a necessidade de uma atuação empática na contemporaneidade: uma análise sobre a influência da leitura literária. 2014. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11823. Acesso em: 14 jan. 2021.

ORNELLAS, Adriana da Silva; ALENCAR, Patrícia Vargas. A relação entre a empatia e a prática da leitura literária e sua influência para o bibliotecário de referência. In: Anais [...] XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., João Pessoa: ENANCIB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2892/1059. Acesso em: 14 jan. 2021.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

WITTER, Geraldina Porto. Aspectos psicológicos no relacionamento bibliotecário e usuário. Ciência da Informação, Brasília, v. 15, n. 1, p. 33-37, jan./jun. 1986. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/245/245. Acesso em: 09 jan. 2021.

ZAFÓN, Carlos Ruiz. A sombra do vento. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

ZAFÓN, Carlos Ruiz. Apresentação em Barcelona do quarto volume, "O Labirinto dos Espíritos". In: NASSIF, Tamara. Carlos Ruiz Zafón, autor de ‘A Sombra do Vento’, morre aos 55 anos. Revista Veja online. Barcelona: s. n., 2016. Disponível em: https://veja.abril.com.br/cultura/carlos-ruiz-zafon-autor-de-a-sombra-do-vento-morre-aos-55-anos/. Acesso em: 22 jun. 2021.

ZAFÓN, Carlos Ruiz. Entrevistas. 2017. In: LUCAS, Isabel. Carlos Ruiz Zafón: “com esta série quis homenagear a literatura”. Revista Estante online. s. l.: FNAC, 2017. Disponível em: http://www.revistaestante.fnac.pt/entrevista-carlos-ruiz-zafon/. Acesso em: 22 jun. 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Fabiana Sala, Cláudio Marcondes de Castro Filho, Oswaldo Francisco de Almeida Junior

Downloads

Não há dados estatísticos.