Resumo
Introdução: A organização do conhecimento (OC) é um campo que desempenha papel proativo em ambientes de comunicação e de troca de conhecimentos, aqui considerado como calcado no processo de classificar e categorizar as ciências e o conhecimento. Objetivo: O objetivo deste estudo é delinear, a partir de um contexto histórico, as interações teóricas e metodológicas existentes entre os conceitos de classificação e categorização como processos de representação do universo de conhecimento para que se alcance a OC para públicos diversos. Metodologia: Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando um levantamento bibliográfico, materializado por uma revisão narrativa de literatura. Resultados: Com os insumos obtidos nesse levantamento, analisamos as fundações teóricas, características e relações, discorrendo sobre o universo do conhecimento em relação à OC, distinguindo, nesse percurso, os conceitos de classificação e categorização. Conclusão: Constatamos que esses dois processos compõem a OC, sendo as teorias e princípios desenvolvidos nesses estudos fundamentais para todos os aspectos da OC: enquanto a classificação impõe uma estrutura mais estável e rigorosa para organizar entidades, a categorização pressupõe certa flexibilidade, sem delimitações muito rígidas de suas fronteiras.
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vinzenzo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Editora Abril S.A., 1984. 330p. (Série Os Pensadores).
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução: Mário da Gama Kuriy. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 238p.
BLISS, H. E. The organization of knowledge and the system of the sciences. New York: H. Holt, 1929. 433p.
BLISS, H. E. A system of bibliographic classification. New York: H. W. Wilson, 1933.
BOWKER, G. C.; STAR, S. L. Sorting Things Out - Classification and Its Consequences. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999. 377 p.
CAMPOS, M.L. A.; GOMES, H. E. Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 348-359, set./dez. 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000300005.
DAHLBERG, I. Uma teoria para o Interconcept: teoria analítica do conceito voltada para o referente. Tradução: Vânia Teixeira Gonçalves. Título original: A referent - oriented analytical concept theory of interconcept. [Publicado originalmente na revista] International Classification, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 142-151, 1978.
DAHLBERG, I. Teoria da classificação, ontem e hoje. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE CLASSIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, 1972, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: IBICT/ABDF, 1979. v.1, p.352-370.
DAHLBERG, I. Knowledge organization and terminology: philosophical and linguistic bases. Intern. Classificat., Frankfurt, v. 19, n. 2, p. 65-71, 1992.
DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scopes and possibilities. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 20, n. 4, p. 211-222, 1993.
DAHLBERG, I. Current trends in knowledge organization. In: Garcia Marco, F. J. (org.). Organización del conocimiento en sistemas de información y documentación. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 1995. p. 7-25.
DAHLBERG, I. Knowledge organization: a new science? Knowledge Organization, Frankfurt, v.33, n.1, p.11-19, 2006.
DAHLBERG, I. International Society for Knowledge Organization (ISKO). In: Bates, M. J. Maack, M. N. (ed.). Encyclopedia of Library and Information Sciences. Third Edition. Boca Raton, Florida: CRC Press, v. 4, 2010. 2941-9.
DAHLBERG, I. What is Knowledge Organization? Knowl.Org. Frankfurt, v.41, n.1, p.85-91, 2014.
ESTES, W. K. Classification and cognition. Oxford: Oxford University Press, 1994.
GARCIA MARCO, F.J.; ESTEBAN NAVARRO, M.A.: On some contributions of the cognitive sciences and epistemology to a theory of classification. Knowl.Org. Frankfurt, v.20, n.3, p.126-132, 1993.
GARDNER, H. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. São Paulo: EDUSP, 1996.
GOMES, H. E. Marcos históricos e teóricos da organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 33-66, maio/ago. 2017.
HJØRLAND, B. Fundamentals of Knowledge Organization. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 30, n.2, p.87-110, 2003.
HJØRLAND, B. What is Knowledge Organization? Knowledge Organization, Frankfurt, v. 35, n. 2/3, p. 86-101, 2008.
HJØRLAND, B. Knowledge Organization = Information Organization? In Categories, Contexts and Relations in Knowledge Organization: Proceedings of the Twelfth International ISKO Conference, edited by A. Neelameghan and K. S. Raghavan. Vienna: Ergon Verlag, 8-14. 2012.
HJØRLAND, B. Knowledge Organization (KO). Knowledge Organization, Frankfurt, v. 43, n.6, 2016.
HJØRLAND, Birger. Classification. Knowledge Organization, v. 44, n.2, p. 97-128, 2017.
HULME, E.W. Principles of book classification. London: Library Association Record, n.13-14, 1911-1912.
IYER, H. Classificatory structures: concepts, relations and representation. Frankfurt/Main [Germany]: INDEKS Verlag, 1995. 229p.
JACOB, E. K. Classification and Categorization: drawing the Line. In: ASIS SIG/CR CLASSIFICATION RESEARCH WORKSHOP, 2nd., 1991. p. 63-80. DOI: https://doi.org/10.7152/acro.v2i1.12548.
JACOB, E. K.; SHAW, D. Sociocognitive perspectives on representation. Annual Review of Information Science and technology, Medford, v. 33, p. 131-185,1998.
JACOB, E. K. Classification and categorization: a difference that makes a difference. Library Trends, Baltimore, v. 52, n. 3, p. 515–540, Winter 2004.
LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things: what categories reveal about mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.614p.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 452 p.
LIMA, G. Â. Aspectos cognitivos na categorização: buscando o contexto. In: LIMA, G. Â. (org.). Bibliotecas digitais: novas tendências na navegação em contexto. Rio de Janeiro: Interciência, 2018. p. 1-13.
LIMA, G. Â. Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2003.
MACULAN, B. C. M. dos S. Taxonomia facetada e navegacional: busca e recuperação na BDTD. Curitiba/PR: Editora Appris, 2014. 232p.
MEDIN, D. L; ROSS, B. H. Cognitive psychology. 2 ed. Forth Worth: Harcourt Brace College Publishers,1996.
MEY, M. de. The cognitive paradigm: an integrated understanding of scientific development Chicago: University of Chicago, 1992.
MOREIRA, M. A. A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino aprendizagem de Gowin. Porto Alegre, RG: IFUFRGS, 1993.
POMMERENING, T.; BISANG, W. Classification from antiquity to modern times: Sources, Methods, and Theories from an Interdisciplinary Perspective. Berlin/Boston: Walter de Gruyter, 2017. 358 p.
RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. 3 ed. London: Asia Publishing House. 640 p. 1967. 670p.
RANGANATHAN, S. R. Library classification through a century. Lib Sc, [S.l.] v.2, 1965.
RICHARDSON, E.C. Classification: theoretical and practical. [reimpressão,1964] New York: H.W. Wilson, 1930. 228p.
ROSCH, E. Principles of categorization. In: ROSCH, Eleonor; LIOYD, Barbara (Eds). Cognition and categorizations. Haillsdale: Lawrence Eribau,1978. p.27-48.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, jun. 2007.
SAJITA, M. P. Mapping of social sciences in the Colon Classification. Annals of Library And Information Studies, [S.l.], v. 55, p. 204-211, Sept. 2008.
SANTOS, R. F. dos; NEVES, D. A. de B.; SOUZA, E. D. de. A organização do conhecimento como domínio de estudo da Ciência da Informação: uma reflexão a partir dos aspectos epistemológicos. In: BARROS, T. H. B.; TOGNOLI, N. B. Organização do conhecimento responsável: promovendo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Ed. da UFPA, 2019. p. 95-104.
SATIJA, M. P.; MARTÍNEZ-ÁVILA, D. Mapping of the universe of knowledge in different classification schemes. International Journal of Knowledge Content Development & Technology, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 85-105, jun. 2017.
SEN, B. K. Universe of knowledge from a new angle. Annals of Library and Information Studies, [S.l.], v. 56, p. 7-12, March 2009.
SHERA, J. H. Libraries and the Organization of Knowledge. Hamden, CT: Archon Books. 1965.
SLAVIC, A. Competencies and Skills for Subject Analysis and Access. In: WEBINAR: KNOWLEDGE ORGANIZATION COMPETENCIES AND SKILLS, 2022, The Hague. Webinar: Knowledge Organization Competencies and Skills. The Hague: IFLA, 2022. p. 1-13. Disponível em: https://cdn.ifla.org/wp-content/uploads/AidaSlavic-TESA-Webinar-2022-08-31.pdf. Acesso em: 2 jan. 2024.
SMIRAGLIA, J. The elements of knowledge organization. NY: Springer, 2014.101p.
SOERGEL, D. Documentation and organization of knowledge: an inquiry into the methodological and theoretical foundations with particular reference to the Social Sciences. 1971. 380 p. Tese (doutorado), Berlim, 1971.
SVENONIUS, E. The intellectual foundation of information organization. Cambridge: The MIT Press, 2000. 255p.
VICKERY, Brian Campbell. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1980. 274p.
WÜSTER, E. Die allgemeine Terminologielehre: ein Grenzgebiet zwischen Sprachwissenschaft, Logik, Ontologie, Informatik und den Sachwissenschaften. Linguistics, v. 119, 1974, p. 61-106.
WÜESTER, E. L'Étude scientifique générale deIa terminologie, zone frontaliere entre ia linguistique, ia logique, i’ontologie, l'informatique et les sciences des choses. In: RONDEAU, G., FELBER, F. (org.). Textes choisis de Terminologie. I. Fondéments théoriques de IA terminologie. Québec: GIRSTERM, 1981.p.57-114.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Gercina Angela de Lima, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan