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Veredas do Patrimônio Histórico Educacional
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Acervo
Arquivo
Memória
Patrimônio histórico educacional
História da educação

Como Citar

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; PAULILO, André Luiz. Veredas do Patrimônio Histórico Educacional: historiografia e memória. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8670473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8670473. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um balanço historiográfico da produção em História da Educação a respeito do patrimônio histórico educacional, a partir de publicações prospectadas em revistas científicas, buscando contribuir para a compreensão do conjunto dos interesses que versam sobre a salvaguarda, custódia, pesquisa, valorização e difusão do patrimônio histórico educacional, dos arquivos escolares ou da educação e dos acervos institucionais ou pessoais de educadores. Os resultados apontam a concentração da produção e da sua veiculação, apesar da expansão e diversidade das iniciativas; valorização da temática com a publicação da produção em periódicos consolidados na área da educação e da história da educação e abrangência conceitual e dispersão dos referenciais teórico-metodológicos, apesar da predominância dos pressupostos da história cultural.

https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8670473
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