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A memória da educação anarquista e suas expressões por meio de fontes documentais primárias em um centro de memória da educação
Capa: Lygia Eluf (sem título, série Desenhos da Quarentena, técnica: nanquim/papel, 35x15cm, 2020) e Carlos Lamari.
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Palavras-chave

Arquivos
Centro de memória
Educação anarquista
História da Educação
Arquivos pessoais
História da educação

Como Citar

SANTOS, Luciana Eliza dos. A memória da educação anarquista e suas expressões por meio de fontes documentais primárias em um centro de memória da educação. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 31, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/resgate.v31i00.8671150. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8671150. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Este texto discute os conceitos de “memória” e “história” no âmbito da temática educacional, com base em arquivos, Centros de Memória, museus e bibliotecas, buscando articular formação, informação e conhecimento. O artigo parte do caso do Arquivo João Penteado, organizado no Centro de Memória da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e estabelece reflexões sobre o papel de arquivos, museus e bibliotecas diante das singularidades desse arquivo. Apresenta-se a trajetória de construção de um inventário analítico de fontes documentais, o qual é tematizado no contexto de organização de escolas racionalistas pelo movimento anarquista em São Paulo, promovendo uma reflexão sobre a relação entre memória, arquivos e movimento anarquista.  

https://doi.org/10.20396/resgate.v31i00.8671150
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