Determinações históricas e epistemológicas mediante relações contraditórias dos PNPG

Autores

  • Kátia Oliver de Sá Universidade Federal da Bahia
  • Moisés Henrique Alves Universidade Federal da Bahia
  • Ivson Conceição Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635371

Palavras-chave:

Produção do conhecimento. Epistemologia. Educação Física.

Resumo

Este trabalho identifica a realidade da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física de professores que trabalham em cursos de formação no estado da Bahia – 1982 a 2012 –, em vista as determinações históricas e epistemológicas. É parte da pesquisa em rede EPISTEFNORDESTE. Fonte de dados/informações: 142 produções stricto sensu e 5 PNPG. A metodologia tem base dialética. Resultados apontam que os PNPG, alicerçados na lógica do modo de produção capitalista, geram produções que encerram limites lógicos que são entraves para o avanço da área de Educação Física na construção de uma consistente base teórica que responda aos reais problemas que a área vem impondo historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Oliver de Sá, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Educação Física. Mestrado e doutorado em Educação pela FACED/UFBA. Pós-doutorado na FE/UNICAMP. Participo dos grupos de estudo e Pesquisa: LEPEL/FACED/UFBA e PAIDÉIA/FE/UNICAMP.

Moisés Henrique Alves, Universidade Federal da Bahia

Professor Licenciado em Educação Física, Estudante de Especialização, pesquisador do Projeto EPISTEFNORDESTE, Bolsista Pesquisador do CNPq. Membro do grupo LEPEL/FACED/UFBA.

Ivson Conceição Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor Licenciado em Educação Física,  Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

SÁ, K. O. de; ALVES, M. H.; SILVA, I. C. Determinações históricas e epistemológicas mediante relações contraditórias dos PNPG. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 16–46, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i2.8635371. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635371. Acesso em: 28 jan. 2022.