Banner Portal
Estudo bibliométrico e epistemológico das teses de doutorado do PPGE-UFSCar (1993-2005)
PDF

Palavras-chave

Pesquisa educacional
Análise bibliométrica
Análise epistemológica.

Como Citar

Coelho, M., & Hayashi, M. C. P. I. (2014). Estudo bibliométrico e epistemológico das teses de doutorado do PPGE-UFSCar (1993-2005). Filosofia E Educação, 6(2), 146–187. https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635376

Resumo

Considerando as mudanças que ocorreram no contexto histórico-social e também na pesquisa em Educação no Brasil a partir da década de 1990, este estudo analisou a produção científica do PPGE-UFSCar, tendo como objeto 55 teses defendidas na Área de Fundamentos da Educação, entre 1993 e 2007, submetidas à análise bibliométrica e epistemológica, objetivando determinar qual o paradigma foi predominante no período. O resultado revelou que o Marxismo foi utilizado em mais de 60% das pesquisas; e também identificou a presença de tendências pós-modernas fundamentando 17 teses e da Fenomenologia em 3 teses.

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635376
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.