Banner Portal
Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso
PDF

Palavras-chave

Método. Educação. Epistemologia.

Como Citar

D’ÁVILA, Jorge Luis; LIMA, Getulio. Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 188–207, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i2.8635377. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635377. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo possui como temática central o estudo sobre a questão do método e a pesquisa em educação, sob a ótica do materialismo histórico - dialético. O método que caracteriza uma ciência revela seu modus operandi e de apreensão de uma determinada realidade. Suas categorias são formas de ser e “determinações de existência”, onde sua prática e suas atividades, tanto no campo ético, político, cientifico e pedagógico, estão conectadas holisticamente a um modo de sociabilidade engendrada historicamente. A pesquisa em educação não se limita a manipulação de uma quantidade de dados empíricos disponíveis para a construção de práticas educativas de assimilação de esquemas operatórios e a formação de hábitos miméticos, mas que crie suportes e mecanismos que possibilitem desencadear processos e a criação de situações problematizadoras que estimulem a ação nas diferentes formas da realidade, na produção do conhecimento científico são utilizadas categorias de análises constitutivas das teorias, bem como, métodos e técnicas para o estudo de um dado objeto de pesquisa, que “nada mais é do que um reflexo que expressa o grau de consciência do homem em relação ao desenvolvimento material”.
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635377
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.