Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso
DOI:
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635377Palavras-chave:
Método. Educação. Epistemologia.Resumo
O artigo possui como temática central o estudo sobre a questão do método e a pesquisa em educação, sob a ótica do materialismo histórico - dialético. O método que caracteriza uma ciência revela seu modus operandi e de apreensão de uma determinada realidade. Suas categorias são formas de ser e “determinações de existência”, onde sua prática e suas atividades, tanto no campo ético, político, cientifico e pedagógico, estão conectadas holisticamente a um modo de sociabilidade engendrada historicamente. A pesquisa em educação não se limita a manipulação de uma quantidade de dados empíricos disponíveis para a construção de práticas educativas de assimilação de esquemas operatórios e a formação de hábitos miméticos, mas que crie suportes e mecanismos que possibilitem desencadear processos e a criação de situações problematizadoras que estimulem a ação nas diferentes formas da realidade, na produção do conhecimento científico são utilizadas categorias de análises constitutivas das teorias, bem como, métodos e técnicas para o estudo de um dado objeto de pesquisa, que “nada mais é do que um reflexo que expressa o grau de consciência do homem em relação ao desenvolvimento material”.Downloads
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Publicado
2014-06-29
Como Citar
D’Ávila, J. L., & Lima, G. (2014). Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso. Filosofia E Educação, 6(2), 188–207. https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635377
Edição
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Artigos
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