Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso

Autores

  • Jorge Luis D'Ávila Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Getulio Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635377

Palavras-chave:

Método. Educação. Epistemologia.

Resumo

O artigo possui como temática central o estudo sobre a questão do método e a pesquisa em educação, sob a ótica do materialismo histórico - dialético. O método que caracteriza uma ciência revela seu modus operandi e de apreensão de uma determinada realidade. Suas categorias são formas de ser e “determinações de existência”, onde sua prática e suas atividades, tanto no campo ético, político, cientifico e pedagógico, estão conectadas holisticamente a um modo de sociabilidade engendrada historicamente. A pesquisa em educação não se limita a manipulação de uma quantidade de dados empíricos disponíveis para a construção de práticas educativas de assimilação de esquemas operatórios e a formação de hábitos miméticos, mas que crie suportes e mecanismos que possibilitem desencadear processos e a criação de situações problematizadoras que estimulem a ação nas diferentes formas da realidade, na produção do conhecimento científico são utilizadas categorias de análises constitutivas das teorias, bem como, métodos e técnicas para o estudo de um dado objeto de pesquisa, que “nada mais é do que um reflexo que expressa o grau de consciência do homem em relação ao desenvolvimento material”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis D'Ávila, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela UFMS, Doutorando em Educação UFMS

Getulio Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cientista Social, Doutorando UFMS

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

D’Ávila, J. L., & Lima, G. (2014). Propedêutica à epistemologia do método em educação e a dialética da protoforma do lugar do discurso. Filosofia E Educação, 6(2), 188–207. https://doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635377