Banner Portal
Educação (Bildung) enquanto verniz: crítica ao Estado e psicofisiologia
PDF

Palavras-chave

Estado
Formação
Nietzsche
Psicofisiologia

Como Citar

FREZZATTI JR., Wilson Antonio. Educação (Bildung) enquanto verniz: crítica ao Estado e psicofisiologia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 62–75, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i1.8635385. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635385. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A concepção de que a formação (Bildung) é apenas um verniz, ou seja, uma camada superficial que recobre o homem, não o atingindo de modo profundo, aparece, ao menos, associada a duas perspectivas diferentes na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Uma delas refere-se à falsa formação, aquela que é considerada capaz de melhorar o homem, mas que apenas o torna um animal de rebanho, e pode aparecer, nos textos nietzschianos, ligada à crítica ao Estado. A outra perspectiva considera que o processo formativo não pode efetivamente modificar um indivíduo, somente produz características aparentes. Neste artigo, apresentaremos essas duas perspectivas e mostraremos que a segunda talvez seja resultado das leituras nietzschianas da psicologia, da fisiologia e da biologia do século XIX.
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i1.8635385
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.