Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida

Autores

  • Artur José Renda Vitorino Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635401

Palavras-chave:

Educação. Desconstrução. Cultura.

Resumo

Teoricamente, busca-se expor os pressupostos, quanto às concepções voltadas para o âmbito educacional, de Jacques Derrida. Investiga-se, em seus escritos, se há um liame que permite separar e definir o que faz parte do mundo natural em contrapartida ao mundo cultural e vice-versa, quando nos reportamos ao estudo do homem e de suas ações, porque esta dualidade natureza/cultura é fundamental para saber da possibilidade de modificação do ser humano, pressuposto este, absoluto para a educação. Conclui-se que Derrida, ao defender a não existência da ontologia antropológica, com seus resultados, invalida os seus próprios pressupostos, os quais estão assentados em um sujeito enunciador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de História da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de História e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História Regional, História Social do Trabalho, Ensino de História da África e da cultura afrobrasileira e Fundamentos da Educação.

Downloads

Publicado

2013-09-15

Como Citar

VITORINO, A. J. R. Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 208–224, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635401. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635401. Acesso em: 7 dez. 2021.