Banner Portal
Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida
PDF

Palavras-chave

Educação. Desconstrução. Cultura.

Como Citar

VITORINO, Artur José Renda. Aproximações ao pressuposto absoluto da educação com relação ao conceito de desconstrução de Derrida. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 208–224, 2013. DOI: 10.20396/rfe.v5i2.8635401. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635401. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Teoricamente, busca-se expor os pressupostos, quanto às concepções voltadas para o âmbito educacional, de Jacques Derrida. Investiga-se, em seus escritos, se há um liame que permite separar e definir o que faz parte do mundo natural em contrapartida ao mundo cultural e vice-versa, quando nos reportamos ao estudo do homem e de suas ações, porque esta dualidade natureza/cultura é fundamental para saber da possibilidade de modificação do ser humano, pressuposto este, absoluto para a educação. Conclui-se que Derrida, ao defender a não existência da ontologia antropológica, com seus resultados, invalida os seus próprios pressupostos, os quais estão assentados em um sujeito enunciador.

https://doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635401
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.