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A educação como ponto de confluência na obra de Jean-Jacques Rousseau
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Palavras-chave

Educação. Confluência. Rousseau.

Como Citar

PEREIRA, Vilmar Alves. A educação como ponto de confluência na obra de Jean-Jacques Rousseau. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 34–63, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635423. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

A leitura e a análise criteriosas de Emílio ou da educação, d'O contrato social e de Emile e Sophie ou Os solitários permite identificar uma grande coerência no pensamento de Rousseau, no qual aspectos pedagógicos são desenvolvidos de uma forma processual. Não existe contradição entre aquilo que Rousseau pensou como educação (do homem natural) e como  política (do cidadão); ao contrário, em sua proposta a educação funciona como pressuposto para a formação moral e política.

 

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635423
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