Banner Portal
Rousseau e a primeira infância
PDF

Palavras-chave

Rousseau. Primeira infância. Educação natural.

Como Citar

DALBOSCO, Claudio Almir; MARTINS, Maurício Rebelo. Rousseau e a primeira infância. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 82–99, 2012. DOI: 10.20396/rfe.v4i2.8635425. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635425. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de pensar as contribuições de Rousseau para a educação na primeira infância a partir do Livro I do Emílio. Pretende mostrar como o adulto pode ser o mediador do processo em que a criança tomará consciência de sua dependência social e sua autonomia. Rousseau defende que devemos respeitar a natureza da criança e o mundo da criança com suas especificidades. Assim, analisa, num primeiro momento, as necessidades da criança e as especificidades do mundo infantil. Depois, procura entender como Rousseau aborda os cuidados que o adulto deve dispensar a criança nessa fase. E, por fim, busca entender a tensão que surge da necessidade de atender a criança e, ao mesmo tempo, não contaminar o seu mundo com ideais e desejos que fazem parte do mundo do adulto.

https://doi.org/10.20396/rfe.v4i2.8635425
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.