Banner Portal
Afetividade e construção de conhecimento: a produção textual como portadora de conteúdo
PDF

Palavras-chave

Construção de conhecimento. Afetividade. Produção textual.

Como Citar

SILVA, Anna Selmira Jardim. Afetividade e construção de conhecimento: a produção textual como portadora de conteúdo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 124–141, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635453. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635453. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho aborda a Afetividade através da produção textual de alunos do Ensino Fundamental e Médio e busca evidenciar como a produção textual, enquanto prática pedagógica representa um poderoso e eficiente instrumento de aproximação entre o sujeito cognitivo e o objeto de conhecimento. A relação sujeito/objeto é dinamizada por representações simbólicas e do mundo, promotoras da aprendizagem da língua, mediante a linguagem escrita e o processo de subjetivação, a partir da tomada de consciência e da reflexão dos conteúdos veiculados pelo texto. Evidencia-se a importância da afetividade no processo de aprendizagem e na construção da subjetividade e da consciência crítica do sujeito.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635453
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.