A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Carlos Eduardo Raimundo da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Camila da Cunha Nunes Universidade Regional de Blumenau
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635454

Palavras-chave:

Educação física escolar. Inclusão. Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios da cultura inclusiva para a Educação Física escolar tendo a interdisciplinaridade como proposta pedagógica. Num primeiro momento a Educação Física é apresentada como campo interdisciplinar de conhecimento por não ser uma ciência e sim uma área que tem como objeto as manifestações da cultura corporal de movimento. Posteriormente apresentamos a interdisciplinaridade como proposta pedagógica que nos permite um pensar mais complexo e dialógico. Ao final trazemos ao texto a interdisciplinaridade como ferramenta para mediar as práxis de Educação Física levantando algumas reflexões a fim de contribuir com a cultura inclusiva.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Raimundo da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas.

Camila da Cunha Nunes, Universidade Regional de Blumenau

Atualmente é professora titular no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

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Publicado

2011-12-12

Como Citar

Silva, C. E. R. da, Nunes, C. da C., & Zoboli, F. (2011). A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar. Filosofia E Educação, 3(2), 142–155. https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635454