Banner Portal
Escola e democracia: diálogo e conflito
PDF

Palavras-chave

Democracia. Educação pública. Direito à cidade.

Como Citar

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Escola e democracia: diálogo e conflito. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 156–178, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635455. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635455. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os avanços da democracia no Brasil não têm resultado num processo amplo de discussão sobre a cidadania, seus significados e realização. Este fato pode ser verificado pelo número cada vez maior de discursos que resumem o exercício da cidadania a participação nas eleições. O presente artigo tem como intuito discutir de que maneira a construção de outros fóruns de discussão e de participação popular podem possibilitar redefinições da democracia e da cidadania, que busquem fomentar a participação efetiva e a construção da esfera pública. Para tanto, analisa o papel que as escolas públicas da periferia paulista podem ter neste processo ao se tornarem lócus da construção da cidadania, com a implementação de um modelo de gestão democrática que, busque, através da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, a real participação da comunidade e dos diferentes sujeitos que dela fazem parte.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635455
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.