Banner Portal
Disciplina na educação prática de Kant
PDF

Palavras-chave

Kant. Educação. Disciplina.

Como Citar

ANDRADE, Renata. Disciplina na educação prática de Kant. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 179–188, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635456. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635456. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A educação, segundo Kant, divide-se em física e prática. A educação física tem em vista os cuidados com o infante, a educação prática diz respeito à formação do sujeito (para que ele possa desenvolver sua humanidade e viver como um ser livre). A formação ou educação prática, por sua vez, se divide, essencialmente, em dois momentos, disciplina e instrução. Pretendemos aqui investigar o papel da Disciplina no projeto filosófico da Educação Prática de Kant. Verificamos o constrangimento ao falar da questão da disciplina no âmbito pedagógico (muitas vezes ligada ao autoritarismo), desse modo, pretendemos elucidar o pensamento pedagógico kantiano, uma tentativa de, ademais, revelar possíveis contribuições da modernidade às discussões contemporâneas. Para o filósofo a disciplina desempenha um papel vital na educação prática – a educação do homem livre. Procurando expor e justificar essa posição, iremos analisar alguns momentos do conjunto de preleções “Sobre a pedagogia”, porém, sem perder os vínculos com o todo do pensamento prático e teórico de Kant.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635456
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.