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Supervisão de Ensino: dos mitos às perspectivas emancipatórias
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Palavras-chave

Emancipação. Administração educacional. Supervisão de ensino

Como Citar

FERINI, Rosângela Aparecida. Supervisão de Ensino: dos mitos às perspectivas emancipatórias. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 189–203, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635457. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635457. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo defende a hipótese de que a atual supervisão de ensino do sistema público estadual paulista apresenta, contraditoriamente, uma cultura de administração centrada em práticas autoritárias, fiscalizadoras e reprodutoras de políticas públicas emanadas dos órgãos centrais hegemônicos e ao mesmo tempo, implementa no seu nível de atuação, ações diferenciadas e críticas, comprometidas com a emancipação social dos agentes envolvidos. Como forma de ruptura e superação do atual paradigma de administração educacional e, em consequência de ação supervisora, apresenta novas diretrizes éticas.

https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635457
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