Banner Portal
Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Educação. Educação cooperativista. Cooperativismo.

Como Citar

SILVA, Maria Cristiani Gonçalves; NUNES, César. Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 244–259, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635460. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635460. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio pretende analisar o Cooperativismo Educacional no estado de São Paulo, em suas formas institucionais, agora voltados para a organização escolar a partir de 1980. O cooperativismo educacional ocupou um lugar de destaque, com um discurso aparentemente renovador, pois tanto pretendia formar o indivíduo integralmente, afirmando superar a ética da competição pela ética da cooperação, de modo a superar a tradição administrativa hierárquica da escola pública e privada e, apresentar, inclusive, supondo desencadear disposições políticas emancipatórias para todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Tendo como referencial teórico Dermeval Saviani, na análise da organização da escola e os pressupostos filosóficos e políticos dessa trajetória, e de Antonio Gramsci, ao relacionar as transformações do trabalho e a questão da educação, pretendemos descrever a expansão do cooperativismo educacional e analisar os seus princípios pedagógicos, organizacionais e políticos.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635460
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.