A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica

  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Londrina
  • Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Metodologia da problematização. Arco de Maguerez. Teorias pedagógicas. Análise epistemológica.

Resumo

Este texto apresenta uma síntese de um estudo de caráter epistemológico que buscou crivar a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez - como caminho de ensino e de pesquisa -, com vistas a compreender as teorias da educação e/ou concepções de conhecimento que a fundamentam. São descritas três versões de explicação e de uso do Arco de Maguerez, cada qual associada a diferentes fontes teóricas e pressupostos epistemológicos. As versões indicam um processo de renovação no contexto das teorias críticas e das epistemologias da práxis. Dessa forma, a Metodologia da problematização revela maior sustentação teórica e epistemológica e aplicabilidade no campo do ensino e da pesquisa.

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Biografia do Autor

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Londrina

Pedagoga, Mestre (UFF) e Doutora (USP) em Educação.

Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação - Departamento de Filosofia e História - UNICAMP

Publicado
2011-11-27
Como Citar
Berbel, N. A. N., & Sánchez Gamboa, S. A. (2011). A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia E Educação, 3(2), 264-287. https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462