A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ética. Política. Educador. Formação. Filosofia da Educação

Resumo

O texto resgata os fundamentos históricos e conceituais de Ética na tradição cultural ocidental. Define os pressupostos políticos da Ética e indica a proeminência do ponto de partida teórico-metodológico, consubstanciando os elementos que sinalizam a direção em que se movem os conteúdos da ética e da política. Faz um inventário crítico das principais teorias éticas e políticas e destaca as fontes a serem analisadas nesse campo investigativo da Filosofia e da Educação. Define que o campo da Filosofia da Educação apresenta-se como espaço de exploração das questões éticas e políticas que repercutem na educação enquanto atividade que se inscreve na esfera pública, sujeita, portanto, ao poder de Estado, com a incumbência de formar indivíduos moralmente aptos para agir no ambiente societário.

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Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas
É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2011-07-04
Como Citar
Saviani, D. (2011). A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador. Filosofia E Educação, 3(1), 7-21. https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635466