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A corporeidade tênue e intensa no cotidiano escolar
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Palavras-chave

Corporeidade. Cotidianos escolares. Aprendizagens.

Como Citar

BERTI, Andreza Oliveira. A corporeidade tênue e intensa no cotidiano escolar. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 104–121, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635472. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635472. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende dialogar com as experiências de aprendizagens em diferentes cotidianos escolares da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Com a perspectiva de potencializar a corporeidade, me aproximo de Deleuze e Guattari por não definirem o corpo como somatório de partes e sim como composições de afectos, problematizando os conceitos dualistas que separam o eu e o mundo, o eu e os outros, o eu e o corpo. Manifesto, portanto, o desejo por uma filosofia que assuma o conhecimento como inscrição . Enfim, incluo-me na caminhada ética e estética em favor da corporeidade contextualizada e múltipla.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635472
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