Banner Portal
Pressupostos éticos da educação da solidão
PDF

Palavras-chave

Ética. Singularidade. Educação da solidão.

Como Citar

MENDONÇA, Samuel. Pressupostos éticos da educação da solidão. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 159–174, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635475. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635475. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute os pressupostos éticos da educação da solidão, compreendida como educação aristocrática ou educação do solitário. Aborda-se alguns pressupostos da ética aristocrática em Heráclito, a partir de diversos comentadores, com o intento de evidenciar que a noção de ética aristocrática encontra amparo na vivência do filósofo obscuro, além de tratar da questão do ó, no sentido de explicitar que a vida aristocrática não diz respeito a qualquer vida, mas à vida desperta. Em seguida, aborda-se a educação aristocrática como educação da solidão e, neste contexto, busca-se responder à questão central do artigo que consiste na pergunta: quais os pressupostos éticos da educação da solidão? O método consiste em revisão bibliográfica, dado se tratar de investigação realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação. Os resultados alcançados apontam para três pressupostos éticos da educação da solidão com destaque para a excelência individual.

https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635475
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.