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Foucault: contribuições da dimensão ética ao professor
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Palavras-chave

Teorias educacionais. Produção do conhecimento.

Como Citar

GRISOTTO, Américo. Foucault: contribuições da dimensão ética ao professor. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 175–193, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635476. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635476. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na produção filosófica de Michel Foucault é possível encontrar, no terceiro eixo de suas pesquisas, conceitos voltados para as práticas subjetivas segundo a relação que o sujeito pode manter consigo mesmo, a ponto de se constituir como obra de arte. Neste tipo de abordagem, a moral – este conjunto de regras coercitivas, que consistem em julgar ações e intenções referindo-se a valores transcendentes – sofre um “golpe” em favor da ética. Para o professor uma possibilidade se abre nesta distinção entre moral e ética, permitindo um deslocamento dos valores constituídos para a invenção de novos valores, em que a potencialização política no seu campo de trabalho pode significar uma estilização ética da sua própria existência.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635476
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