Banner Portal
Foucault: contribuições da dimensão ética ao professor
PDF

Palavras-chave

Teorias educacionais. Produção do conhecimento.

Como Citar

Grisotto, A. (2011). Foucault: contribuições da dimensão ética ao professor. Filosofia E Educação, 3(1), 175–193. https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635476

Resumo

Na produção filosófica de Michel Foucault é possível encontrar, no terceiro eixo de suas pesquisas, conceitos voltados para as práticas subjetivas segundo a relação que o sujeito pode manter consigo mesmo, a ponto de se constituir como obra de arte. Neste tipo de abordagem, a moral – este conjunto de regras coercitivas, que consistem em julgar ações e intenções referindo-se a valores transcendentes – sofre um “golpe” em favor da ética. Para o professor uma possibilidade se abre nesta distinção entre moral e ética, permitindo um deslocamento dos valores constituídos para a invenção de novos valores, em que a potencialização política no seu campo de trabalho pode significar uma estilização ética da sua própria existência.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635476
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.