Banner Portal
História da educação do tempo presente: bases teórico-metodológicas
PDF

Palavras-chave

Educação. História. Tempo.

Como Citar

SCOCUGLIA, Afonso Celso. História da educação do tempo presente: bases teórico-metodológicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 295–312, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635481. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635481. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, nosso objetivo foi expor a relevância das bases teórico-metodológicas da história da educação do tempo presente e desta para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, Bédarida e Chartier, entre outros. A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas e a proximidade do pesquisador em relação ao tempo da sua ação não facilitam a pesquisa e não diminuem sua necessária rigorosidade. Os alicerces da história do tempo presente, os desafios, os avanços, suas fontes abundantes e sua aplicação rigorosa constroem uma nova epistemologia para a história da educação, marcada pelas incertezas que referenciam a centralidade da problematização na pesquisa histórica. Toda essa argumentação é reforçada pela idéia originária de que a educação, como uma prática social, exige de seus pesquisadores a consecução dos depoimentos orais, das informações e de todos os tipos de documentação oriundas dos sujeitos que a fizeram/fazem.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635481
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.