Banner Portal
Ensinar e aprender Filosofia num contexto de morte do desejo de filosofar
PDF

Palavras-chave

Filosofia. Educação. Formação. Ciência.

Como Citar

FERREIRA, Wanderley Jose. Ensinar e aprender Filosofia num contexto de morte do desejo de filosofar. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 336–351, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i1.8635484. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635484. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Reflexão sobre as condições constitutivas do desejo de filosofar e a morte da filosofia na sociedade atual, apontando para os limites e possibilidades da própria Filosofia. Procura-se determinar, ainda, as possíveis contribuições da Filosofia para a Educação e de que forma repercute no ensino e no aprendizado da mesma a morte do desejo de filosofar. Conclui-se, procurando-se estabelecer quais as exigências que se colocariam à própria Filosofia para que seu ensino não degenere em mera erudição e repetição idiotizante de conceitos, frases feitas e sistemas.
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635484
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.