A educação física e as teorias do conhecimento

Autores

  • Ana Cláudia Saladini Universidade Estadual de Londrina
  • Orlando Mendes Fogaça Júnior Universidade Norte do Paraná
  • Adrian Oscar Dongo Montoya Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635497

Palavras-chave:

Educação física. Teorias do conhecimento. Ação motora.

Resumo

Historicamente a disciplina de Educação Física esteve fundamentada nos conhecimentos das ciências biológicas, revelando uma concepção positivista do movimento humano. Pensamos que a Educação Física deve compreender melhor este ser humano que se movimenta e se reconstrói enquanto sujeito. Não basta apenas que faça as atividades práticas das aulas. É preciso que compreenda esta ação. A problemática que surge é: como o sujeito constrói conhecimento? Para responder, destacamos as teorias do apriorismo, empirismo e construtivismo, pois entendemos que explicam como o sujeito aprende, fundamentando a ação docente na Educação Física.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Saladini, Universidade Estadual de Londrina

Professora da Universidade Estadual de Londrina - Centro de Educação Fisica, departamento EMH - Estudos do Movimento Humano. 

Orlando Mendes Fogaça Júnior, Universidade Norte do Paraná

Professor da Universidade Norte do Paraná - Unopar - Departamento de Educação Física. Doutor em Educação - Unesp Marília

Adrian Oscar Dongo Montoya, Universidade Estadual Paulista

Professor da Universidade Estadual Paulista - Departamento de Psicologia. Professor Livre docente da Unesp - Marília

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Publicado

2010-09-06

Como Citar

Saladini, A. C., Fogaça Júnior, O. M., & Montoya, A. O. D. (2010). A educação física e as teorias do conhecimento. Filosofia E Educação, 2(2), 156–167. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635497