O processo de (re)orientação teórico-epistemológica do departamento III - FACED/UFBA (2004-2006)

Autores

  • Vamberto Ferreira Miranda Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635501

Palavras-chave:

Epistemologia. Produção do conhecimento. Capoeira.

Resumo

Buscamos analisar de um ponto de vista epistemológico (Habermas) três teses produzidas recentemente pelo Departamento de Educação III - FACED/UFBA que têm como objeto de estudo a capoeira. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, destacando elementos da racionalidade diferenciada para pesquisa e produção do conhecimento na educação física presente nestas teses. Os resultados apontaram alguns indicadores duma (re) orientação teórico-epistemológica no campo acadêmico da educação física no estado da Bahia, a partir do diálogo com formas de manifestação da cultura corporal dos povos afro-descendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vamberto Ferreira Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Educação Física.

Downloads

Publicado

2010-09-10

Como Citar

Miranda, V. F. (2010). O processo de (re)orientação teórico-epistemológica do departamento III - FACED/UFBA (2004-2006). Filosofia E Educação, 2(2), 211–226. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635501