Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635502Palavras-chave:
Educação especial. Epistemologia. Análise de dissertações e teses.Resumo
Este estudo teve como objetivo geral, analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das dissertações e teses produzidas no PPGEEs/UFSCar, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sociais, políticos e econômicos. Em linhas gerais obtivemos os seguintes resultados, 88,9% dos documentos analisados adotaram a abordagem empírico-analítica, 11,1% a fenomenológica-hermenêutica e 0% a crítico-dialética. Considerando as articulações entre o lógico e o histórico, verificamos que a predomínio da abordagem empírico-analítica, está relacionado com os determinantes sociais, políticos e econômicos do Brasil, especialmente ao modelo de Pós-Graduação implantado no País, assim como, com as características internas do programa estudado.Downloads
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Publicado
2010-09-06
Como Citar
Silva, R. H. dos R. (2010). Tendências epistemológicas da pesquisa em educação especial no Brasil: a análise das dissertações e teses do PPGEEs/UFSCar. Filosofia E Educação, 2(2), 227–246. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635502
Edição
Seção
Dossiê
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