Banner Portal
Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo
PDF

Palavras-chave

Capitalismo. Futebol. Pós-Modernidade.

Como Citar

SANTOS, Marcelo Silva dos; DIAS, Graziany Penna. Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 281–296, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635505. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho teve por intenção discutir as mudanças nos planos econômicos, político - via acumulação flexível - e culturais - via discurso pós-moderno, que trazem mudanças para a manifestação cultural do futebol. À luz do materialismo histórico e dialético foi possível compreender que o fenômeno futebol tem passado por um processo de mercadorização cujo grande interesse, no campo do espetáculo, não é proporcionar para os espectadores um futebol arte, como já existiu, mas sim, movimentar uma indústria esportiva bilionária.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635505
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.