O professor de educação física na escola: os saberes para o ensino

Autores

  • Marilene Cesário Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635509

Palavras-chave:

Educação física. Base de conhecimento. Ensino.

Resumo

O artigo apresenta como questão norteadora: Qual a base de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física? O objetivo visa analisar que conhecimentos são reconhecidos como importantes para a formação de professores de Educação Física, sob a perspectiva dos professores envolvidos no currículo. Foram entrevistados 11 professores de diferentes disciplinas e de diferentes centros de estudos da instituição que atuaram na primeira série do curso (ano 2005). Os resultados demonstram ênfase nos conhecimentos de conteúdo específico como necessários para a formação do professor de Educação Física, além de carência teórica sobre o que vem a ser essa base de conhecimentos para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Cesário, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educaçao pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

É professora titular da Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Metodologia de Ensino.

Downloads

Publicado

2010-09-07

Como Citar

Cesário, M., & Reali, A. M. de M. R. (2010). O professor de educação física na escola: os saberes para o ensino. Filosofia E Educação, 2(2), 344–358. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635509