Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget

Autores

  • Joaquim Francisco de Lira Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635510

Palavras-chave:

Educação física escolar. Piaget. Epistemologia.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget (1896-1980) na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade defendidas por Piaget, encontra-se presa aos parâmetros do ensino centrado no aluno.

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Biografia do Autor

Joaquim Francisco de Lira Neto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, na modalidade licenciatura. Atualmente é professor do Colégio Militar de Manaus. 

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Publicado

2010-09-07

Como Citar

Lira Neto, J. F. de. (2010). Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget. Filosofia E Educação, 2(2), 359–375. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635510