A modéstia dos filósofos

Autores

  • Hermas Gonçalves Arana Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635516

Palavras-chave:

Filosofia. Filósofos. Saber.

Resumo

O artigo levanta questões que interessam ao tema do magistério filosófico: o sentido original do conceito de filosofia, sua realização peculiar no método pedagógico de Sócrates, a ideia da filosofia como saber e como ciência. É a filosofia, para o professor e para o aluno, principalmente busca ou aquisição? O artigo considera, neste contexto, a magnitude do empreendimento filosófico e, por outro lado, as possibilidades da razão humana, que as filosofias mesmas diversamente tematizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermas Gonçalves Arana, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes e doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Como Citar

Arana, H. G. (2010). A modéstia dos filósofos. Filosofia E Educação, 2(2), 454–480. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635516