Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey

  • José Claudio Morelli Matos Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação. Adaptação. Dewey.

Resumo

Em sua filosofia da educação, fortemente marcada pelo método experimental de investigação e pela adoção da atitude naturalista, John Dewey concebe o ser humano e a sociedade com base na noção mais ampla de transmissão da vida, num ambiente social, por meio da comunicação de hábitos, crenças e valores. Caso mais específico deste processo da vida, é pela educação que a experiência de um indivíduo ou cultura se renova e se modifica. O sucesso de processos educativos, por procedimentos informais ou formais, depende do tipo de experiência envolvida e dos efeitos dessa experiência na adaptação do sujeito ao seu ambiente.

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Biografia do Autor

José Claudio Morelli Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor adjunto de Filosofia da Educação do Departamento de Ciências Humanas da UDESC.

Publicado
2010-05-29
Como Citar
Matos, J. C. M. (2010). Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey. Filosofia E Educação, 2(2), 481-501. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517