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Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey
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Palavras-chave

Educação. Adaptação. Dewey.

Como Citar

MATOS, José Claudio Morelli. Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 481–501, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i2.8635517. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635517. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Em sua filosofia da educação, fortemente marcada pelo método experimental de investigação e pela adoção da atitude naturalista, John Dewey concebe o ser humano e a sociedade com base na noção mais ampla de transmissão da vida, num ambiente social, por meio da comunicação de hábitos, crenças e valores. Caso mais específico deste processo da vida, é pela educação que a experiência de um indivíduo ou cultura se renova e se modifica. O sucesso de processos educativos, por procedimentos informais ou formais, depende do tipo de experiência envolvida e dos efeitos dessa experiência na adaptação do sujeito ao seu ambiente.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517
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