Banner Portal
Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey
PDF

Palavras-chave

Educação. Adaptação. Dewey.

Como Citar

Matos, J. C. M. (2010). Educação como adaptação: a experiência segundo John Dewey. Filosofia E Educação, 2(2), 481–501. https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517

Resumo

Em sua filosofia da educação, fortemente marcada pelo método experimental de investigação e pela adoção da atitude naturalista, John Dewey concebe o ser humano e a sociedade com base na noção mais ampla de transmissão da vida, num ambiente social, por meio da comunicação de hábitos, crenças e valores. Caso mais específico deste processo da vida, é pela educação que a experiência de um indivíduo ou cultura se renova e se modifica. O sucesso de processos educativos, por procedimentos informais ou formais, depende do tipo de experiência envolvida e dos efeitos dessa experiência na adaptação do sujeito ao seu ambiente.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635517
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.