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O trabalho docente na escola pública e o pensamento educacional de Antonio Gramsci
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Palavras-chave

Gramsci. Trabalho docente. Escola.

Como Citar

SOUZA, Luiz Aparecido Alves de. O trabalho docente na escola pública e o pensamento educacional de Antonio Gramsci. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 166–180, 2010. DOI: 10.20396/rfe.v2i1.8635529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635529. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo traz como inquietação saber o discurso do professor sobre sua condição de trabalhador na escola pública atual. Esforçamos por tecer reflexões a partir das contribuições de Gramsci em sua teoria sobre a Educação e o papel do Estado. Os professores têm nos reveladas três categorias centrais, a saber: 1) a sobrecarga de trabalho que lhe são atribuídas; 2) os baixos salários e 3) a falta de reconhecimento social da profissão. Importa afirmar que as aproximações do pensamento gramsciano sobre a educação apontam pistas para delinearmos possíveis horizontes de resistência e de construção de uma nova consciência de classe.
https://doi.org/10.20396/rfe.v2i1.8635529
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