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Um diálogo entre a Filosofia, a Educação e a Política: limiares entre a moral, o legal e a reificação
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Palavras-chave

Filosofia. Educação. Política

Como Citar

MARTINEZ, Horácio Luján; PULITA, Edemir José; BONIN, Joel Cezar. Um diálogo entre a Filosofia, a Educação e a Política: limiares entre a moral, o legal e a reificação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 133–162, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i1.8643695. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8643695. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta reflexão é estabelecer um diálogo entre os espaços da educação, filosofia e política, buscando construir pontes entre eles. Seu embasamento teórico se refere à crítica ao capitalismo e ao conceito de reificação, a partir de autores da Escola de Frankfurt, de Foucault (2009) e de Benjamin (2013). Um episódio ocorrido em 29 de abril de 2015 foi escolhido para análise por representar um evento paradoxal nos campos e conceitos apontados. Concluímos que é necessário se repensar novas ações entre as práticas educativas, as ações políticas e os saberes filosóficos, nos quais seus sujeitos sociais tenham disponibilidade ao diálogo, ao respeito e à democracia.

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i1.8643695
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