A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo

  • Carolina Nozella Gama Universidade Federal de Alagoas
  • Cláudio de Lira Santos Júnior Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Dermeval Saviani. Filosofia da educação. Currículo

Resumo

Este artigo é parte do estudo de doutorado que investigou a concepção de currículo na obra de Dermeval Saviani. O levantamento da produção do autor permitiu-nos identificar que a mesma se concentra, prioritariamente, em quatro grandes áreas: estrutura e política educacional; filosofia da educação; história da educação e teoria pedagógica. Tomamos para análise, neste artigo, as contribuições no campo da filosofia da educação. Concluímos que o autor articula pressupostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos, sustentando uma concepção histórico-crítica de currículo a partir de uma sólida concepção filosófica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas
É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas desde 2008. É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Educação Infantil e Gestão escolar.
Cláudio de Lira Santos Júnior, Universidade Federal da Bahia
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de professores e Trabalho pedagógico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de professores, educação, educação física e esportes e diretrizes curriculares.

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Tese (doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

FACCI, M.G.D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p.64-81, abril, 2004.

GAMA, C.N. Contribuição à crítica da produção do conhecimento sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise das teses (1987-2010). Dissertação (mestrado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

GAMA C N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese [doutorado]. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GAMA, C.N.; SANTOS JÚNIOR, C.de L. A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p.110-120, jun.2015.

MARTINS, L.M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Editorial. Revista HISTEDBR on-line, n. 4, 2001.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15.ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10.ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, maio/ago. 2010.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.

Publicado
2016-12-04
Como Citar
Gama, C. N., & Santos Júnior, C. de L. (2016). A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo. Filosofia E Educação, 8(3), 57-80. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647087