Banner Portal
A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo
PDF

Palavras-chave

Dermeval Saviani. Filosofia da educação. Currículo

Como Citar

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 57–80, 2016. DOI: 10.20396/rfe.v8i3.8647087. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647087. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte do estudo de doutorado que investigou a concepção de currículo na obra de Dermeval Saviani. O levantamento da produção do autor permitiu-nos identificar que a mesma se concentra, prioritariamente, em quatro grandes áreas: estrutura e política educacional; filosofia da educação; história da educação e teoria pedagógica. Tomamos para análise, neste artigo, as contribuições no campo da filosofia da educação. Concluímos que o autor articula pressupostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos, sustentando uma concepção histórico-crítica de currículo a partir de uma sólida concepção filosófica.  

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647087
PDF

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ESCOBAR, M. O. Transformação da didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Tese (doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

FACCI, M.G.D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p.64-81, abril, 2004.

GAMA, C.N. Contribuição à crítica da produção do conhecimento sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise das teses (1987-2010). Dissertação (mestrado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

GAMA C N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese [doutorado]. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GAMA, C.N.; SANTOS JÚNIOR, C.de L. A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p.110-120, jun.2015.

MARTINS, L.M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Editorial. Revista HISTEDBR on-line, n. 4, 2001.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15.ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10.ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, maio/ago. 2010.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.