Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba

Autores

  • Lívia Tenorio Brasileiro Universidade de Pernambuco
  • João Derli de Souza Santos Centro Universitário de Brusque (Unifebe)
  • Manoel Francisco do Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647175

Palavras-chave:

Epistemologia. Educação. Educação Física

Resumo

O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o curso de Educação Física, seu nome, siglas; o total de docentes que atuam nas instituições, suas titulações; a localização e caracterização das produções oriundas das regiões do Brasil e do exterior.  

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Biografia do Autor

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Unicamp (2009). Mestre em Educação pela UFPE (2001). Licenciada em Educação Física pela UFPE (1992). Professora Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa ETHNÓS.

João Derli de Souza Santos, Centro Universitário de Brusque (Unifebe)

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Cachoeira do Sul (1985). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp-(2012).Professor do Centro Universitário de Brusque(Unifebe). Professor em Cursos de Pós-Graduação Lato sensu.Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Planejamento e Desenvolvimento Curricular, metodologia do Ensino e Epistemologia.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação - PAIDÉIA, Linha de Pesquisa Episteduc (Epistemologias e teorias da Educação).Avaliador Ad Hoc dos cursos de Graduação do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.( Portaria Nº 070/16/07/2014. Avaliador Ad Hoc da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina- FUMDES(Portaria Nº 41/2015 de 04/11/2015

Manoel Francisco do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga (1992), Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2008) e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013).

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Publicado

2016-12-04

Como Citar

Brasileiro, L. T., Santos, J. D. de S., & Amaral, M. F. do. (2016). Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba. Filosofia E Educação, 8(3), 219–230. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647175