Banner Portal
Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba
PDF

Palavras-chave

Epistemologia. Educação. Educação Física

Como Citar

Brasileiro, L. T., Santos, J. D. de S., & Amaral, M. F. do. (2016). Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba. Filosofia E Educação, 8(3), 219–230. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647175

Resumo

O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o curso de Educação Física, seu nome, siglas; o total de docentes que atuam nas instituições, suas titulações; a localização e caracterização das produções oriundas das regiões do Brasil e do exterior.  

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647175
PDF

Referências

AMARAL, Manoel Francisco do; BRASILEIRO, Lívia Tenorio; SANTOS, João Derli de Souza. A produção do conhecimento científico no estado da Paraíba na área da Educação Física: primeiras aproximações de uma análise epistemológica. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 19, 2015. Anais... Vitória: CBCE, 2015, p. 1-3.

BRASILEIRO, Lívia Tenorio; PAIVA, Andrea; AMARAL, Manoel Francisco do; SANTOS, João Derli de Souza. Producción científica de la Educación Física en Brasil: análisis de la producción de los maestros en las instituciones de formación en el estado de Paraiba y Pernambuco. Praxis e Saber - Revista de Investigación en Educación y Pedagogía, v.5, p.141-151, 2014.

BRASILEIRO, Livia Tenorio.; SILVA, Roseane Barros. Produção científica em Educação Física no nordeste do Brasil: analisando a produção dos docentes nas instituições formadoras do estado da Paraíba – Etapa I – Relatório Final de Iniciação Científica – PIBIC 2010/2011. Campina Grande: UEPB, 2011.

BRASILEIRO, Livia Tenorio.; SILVA, Roseane Barros. Produção científica em Educação Física no nordeste do Brasil: analisando a produção dos docentes nas instituições formadoras do estado da Paraíba – Etapa II – Relatório Final de Iniciação Científica – PIBIC 2011/2012. Campina Grande: UEPB, 2012.

BRASIL. E-MEC. Cadastro de Instituições de Ensino Superior. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso: 12 de abril de 2012.

CHAVES-GAMBOA, Márcia. A Produção do Conhecimento em Educação Física nos Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) 1982-2004: balanço e perspectivas. - Tese (Pós-Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Salvador, UFBA, 2005.

CHAVES-GAMBOA, Márcia. A produção do Conhecimento em Educação Física nos Estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) 1982-2004: balanço e perspectivas. Tese (pós-doutorado), Salvador, 2005.

GAMBOA, Silvio Sanchez.; TAFFAREL, Celi Nelza. Zulke; CHAVES-

GAMBOA, Márcia. Projeto Temático - Produção Científica em Educação Física no Nordeste do Brasil: os impactos do sistema de Pós-Graduação - Região Sudeste - na produção de docentes, mestres e doutores e na implementação da pesquisa nas instituições formadoras da Região Nordeste. Campinas: FAPESP, 2012.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da Educação Física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. A Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas/SP: Práxis, 1996.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio; CHAVES GAMBOA, Márcia. Pesquisa na Educação Física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: EDUFAL, 2009.

SANTOS, João Derli de Souza. A produção do conhecimento em Educação Física: análise epistemológica das dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação nas Universidades Públicas da Região Sul do Brasil (2000-2010). Campinas, SP 2012. 175 p.

SOUZA E SILVA, Rossana Valeria de. Pesquisa em Educação Física: determinações e implicações epistemológicas. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997.

TANI, Go. Os desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Campinas: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22 n. 1, p. 79-90, set, 2000.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.