Balanço da produção do conhecimento em Educação Física no Maranhão: exemplo de uma pesquisa em rede

Autores

  • Silvana Martins de Araujo Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Paula Vieira Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Silva Andrade Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647199

Palavras-chave:

Produção do conhecimento. Educação Física. Maranhão

Resumo

Nossa pesquisa procurou mapear a produção científica de mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física do Maranhão, coletando e analisando informações sobre suas características epistemológicas, segundo as referências utilizadas na produção das teses e dissertações encontradas. Constatou-se que essa produção aborda temáticas distintas, incorrendo num ecletismo teórico ou numa indefinição epistemológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Martins de Araujo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Política Social na Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), graduação em Educação Física também pela UFMA. É professora adjunta do Departamento de Educação Física da UFMA e tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Educação Física Escolar, Formação Profissional e Epistemologia. 

 

Ana Paula Vieira, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Mestrado em Educação, Grupo de pesquisa PAIDEIA.

Aline Silva Andrade Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professora de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Referências

BALANCIERI, R et al. Ciência da Informação. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000100008. Acesso em: 10 out. 2015.

BORBINHA, J. Redes de colaboração: alguns elementos para análise e reflexão. 2004. Disponível em <http://eprints.rclis.org/10979/1/Borbinha.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2ª Ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRACHT, V. Educação física/ciências do esporte: que ciência é essa?”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v.14, n.3, p. 111-1118, mai, 1993.

CYRINO, E, S; NARDO J. N. Educação física ou cinesiologia, ou cineantropologia, ou ciência da motricidade humana? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.18, n.3, p. 207-211, mai, 1997.

E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 23 abr. 2015.

GAMBOA, S. S. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. ETD - Educação Temática Digital. Campinas, v.4, n.2, p.78-93 , jun. 2003.

LIMA, H, L A. Pensamento epistemológico da educação física brasileira: das controvérsias acerca do estatuto científico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.21, n.2/3, p. 95-102, jan/mai. 2000.

NASCIMENTO, A. C. S. Editoração de periódicos científicos no campo da Educação Física. Proteoria. 2004. Disponível em: http:// www.proteoria.org. Acesso em: 20 maio 2015.

PAIVA, F, S, L de. Campo da educação física. In.: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, P, E. Dicionário crítico da educação física. Ijuí: Unijuí, 2ª ed. p. 54-56, 2008.

ROCHA JÚNIOR, C. P. A construção do campo da educação física e seus obstáculos. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 13., 2003, Caxambú. Anais... Campinas: CBCE, 2003. CD-ROM.

SOUZA, J. P. M; GAMBOA, S. S. Educação Física como ciência da prática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16., 2009,

Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador: CBCE, 2009. p. 1 - 10.

UNDB. Educação Física – Licenciatura. Corpo Docente. Disponível em: http://www.undb.edu.br/cursos/corpodocente.php?area=5 Acesso em: 09 maio 2015.

VIEIRA, A. P; ZIMBRES, S. F; ARAUJO, S. M. Formação profissional em Educação Física: apresentando o novo projeto pedagógico da UFMA. EFDeportes-Revista Digital, Buenos Aires, fev. de 2009. Año 13, Nº 129. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd129/formacao-profissional-em-educacao-fisica-o-novoprojeto-pedagogico-da-ufma.htm. Acesso em 16 de jun. de 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-04

Como Citar

Araujo, S. M. de, Vieira, A. P., & Nunes, A. S. A. (2016). Balanço da produção do conhecimento em Educação Física no Maranhão: exemplo de uma pesquisa em rede. Filosofia E Educação, 8(3), 231–261. https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8647199